Entretenimento

"Pai" dos paparazzi lança livro com fotografias de celebridades e coloca apelido no título

Reprodução/www.rongalella.com
David Bowie e Mick Jagger em fotografia tirada em 1985 por Ron Galella Imagem: Reprodução/www.rongalella.com

Do UOL, em São Paulo

16/04/2012 10h30

O fotógrafo norte-americano Ron Galella, considerado o pioneiro dos paparazzi, lança neste mês o livro “Paparazzo Extraordinaire” com fotos garimpadas do seu arquivo recheado de celebridades. Aos 81 anos, este é o 11º livro que Galella lança, além de ter suas imagens exibidas em dezenas de exposições mundo afora e ter sido o principal personagem do documentário biográfico “Smash His Câmera”, lançado em 2010 e que foca no trabalho e nas consequências das fotos tiradas pelo paparazzo.

Galella começou a carreira profissional como fotógrafo da Força Aérea dos Estados Unidos durante a Guerra da Coreia, no começo da década de 1950. Ao voltar para os EUA, ele se formou em fotojornalismo e fez sucesso ao fotografar celebridades em situações cotidianas. O público passou a ter acesso a um lado mais humano de seus ídolos já que, na época, as únicas imagens divulgadas eram selecionadas pelos estúdios de cinema ou gravadoras.

Apesar de ter se tornado "persona non grata", Galella costumava frequentar as festas certas e também falsificava convites para comparecer a eventos. A proximidade com os famosos lhe rendeu algumas amizades, como a com Grace Kelly e com Robert Redford. Por outro lado, ele ganhou inimigos declarados, como o ator Marlon Brando. Em 1973, Galella perseguia o astro por Nova York quando levou um soco do ator. O fotógrafo teve a mandíbula fraturada e perdeu alguns dentes.

O título do seu mais recente livro, disponível para compra pela internet e apenas em inglês, vem do apelido "paparazzo extraordinaire", que a revista "Newsweek" deu a Galela. Para a "Time" e a "Vanity Fair", ele era “o poderoso chefão da cultura paparazzi dos EUA”. Hoje em dia, Galella não corre mais atrás de celebridades e cultiva uma paixão pela fotografia artística.

De acordo com a agenda divulgada em seu site, a exposição homônima “Paparazzo Extraordinaire” irá desembarcar em junho, em Amsterdã, e irá para Berlim em dezembro deste ano. Não há informações sobre a vinda para o Brasil.


Paparazzo Extraordinaire
Ron Galella
Editora Hatje Cantz
200 páginas
US$ 45 (aproximadamente R$ 82)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo