Topo

Virada Cultural 2012 terá show do disco "Cabeça Dinossauro", dos Titãs; veja destaques

Arnaldo Baptista será uma das atrações da Virada Cultural - Fabiana Figueiredo/Divulgação
Arnaldo Baptista será uma das atrações da Virada Cultural Imagem: Fabiana Figueiredo/Divulgação

Estéfani Medeiros

Do UOL, em São Paulo

13/04/2012 15h58Atualizada em 13/04/2012 17h50

Os Titãs vão levar o show do clássico álbum de 1986 "Cabeça Dinossauro" para o palco São João da Virada Cultural, que este ano acontece nos dias 5 e 6 de maio em vários pontos da capital paulista. O evento terá um palco em homenagem à cantora Elis Regina, com Jair Rodrigues interpretando o disco "Dois na Bossa", de 1965. Também haverá um palco dedicado à música afro, com Gilberto Gil. As atrações do evento foram anunciadas nesta sexta (13) durante coletiva de imprensa.

A banda de hardcore Suicidal Tendencies, o grupo de rock psicodélico Iron Butterfly e os roqueiros texanos do White Denim estão entre as principais atrações internacionais da Virada Cultural, que dividem o palco São João com Os Mutantes.

"Odeon", de Ângela Maria e Cauby Peixoto, "Dignidade", de Leci Brandão, e o álbum auto-intitulado de Zezé Motta lançado em 1978 serão apresentados na íntegra no Theatro Municipal.  Além dos espetáculos de álbuns clássicos, o Theatro Municipal também irá receber o show "Sarau o Benedito?", do ex-mutante Arnaldo Baptista.

Mapa da Virada Cultural de SP 2012

Rita Cadillac e Gretchen vão fazer apresentações nas ruas de São Paulo, e o evento também terá um cabaré a céu aberto e musicais como "O Fantasma da Ópera" e "Cats".

O Minhocão será usado pela primeira vez oficialmente durante a Virada Cultural. Lá ficará o "Chefs Na Rua", com pratos de chefs de cozinha renomados como Alex Atala, e também o Mercado Mundo Mix.

O evento teve orçamento de 8 milhões e será o último com Gilberto Kassab na prefeitura."É a minha última Virada no governo, mas não como cidadão", disse Kassab durante a coletiva de imprensa. Para o prefeito, o principal diferencial este ano é o aperfeiçoamento do evento.

Ao todo, serão 25 palcos, 10 pistas e 10 espaços para intervenções. São esperadas entre 3 a 4 milhões de pessoas na Virada Cultural.

Alimentação
A Prefeitura continuará proibindo a venda de bebidas alcoólicas no evento. De acordo com a organização, em 2010 foram apreendidas 20 mil garrafas de vinho químico e a idéia é que este ano a segurança seja rigída em relação ao assunto. O número de praças de alimentação, próximas aos palcos, será maior.

Segurança, transporte e limpeza
A proposta é mobilizar centenas de agentes ambientais que cuidarão da limpeza e coleta seletiva do evento. Serão disponibilizadas mais lixeiras no centro de São Paulo, e caminhões com água de reuso farão a limpeza das ruas no fim da noite.

O centro do evento contará com 2200 viaturas para aumentar a segurança do público. Cerca 300 agentes da CET irão organizar as rotas e a antecipação de bloqueios no centro. Assim como nos anos passados, o metrô continua funcionando em horário estendido.