Topo

Casa na qual Van Gogh morou aos 20 anos é colocada à venda

Residência na qual Van Gogh morou em Londres é colocada à venda pela primeira vez em 65 anos (26/3/12) - Getty images
Residência na qual Van Gogh morou em Londres é colocada à venda pela primeira vez em 65 anos (26/3/12) Imagem: Getty images

Do UOL, em São Paulo

26/03/2012 09h58

A residência londrina na qual Van Gogh viveu na juventude será colocada à venda pela primeira vez em 65 anos nesta terça-feira (27), informou o jornal britânico The Guardian. O pintor holandês morou no local entre os anos 1873 e 1874, quanto tinha 20 anos de idade, ainda distante de sua maturidade artística.

Van Gogh foi a Londres em 1873 para trabalhar na galeria Goupil & Cie. Cartas do artista à família relatam como ele apreciava a vida pacífica, os passeios pelas ruas e a casa em si. A felicidade, no entanto, não duraria, já que a propriedade se tornaria palco uma das primeiras grandes desilusões amorosas do artista.

O pintor se tornou profundamente atraído por Eugénie Loyer, filha de sua senhoria. Ele transcrevia poemas sobre amor e desejo à jovem de 19 anos, mas seu amor não era correspondido e a situação se tornou embaraçosa. Em breve ele se mudaria para outra casa em Londres.

Segundo o Guardian, estima-se que a propriedade seja vendida por mais de RS$ 1,2 milhão no leilão da noite de terça.