Topo

Autor de "Cidade Aberta", Teju Cole vai participar da Flip deste ano

O escritor americano nascido na Nigéria Teju Cole, que participará da Flip 2012 (23/11/11) - AP
O escritor americano nascido na Nigéria Teju Cole, que participará da Flip 2012 (23/11/11) Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

22/03/2012 16h02

O escritor americano Teju Cole vai participar da 10ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), confirmou nesta quinta-feira (22) a organização do evento. Comparado a Albert Camus e Joseph O’Neill pela crítica internacional, Cole é autor de “Cidade Aberta”, obra vencedora do Hemingway/PEN Award de melhor ficção. O livro com traços autobiográficos, acompanha a história de Julius, um homem do pós-11 de setembro que lança um olhar de desilusão sobre Nova York.

Nascido em Michigan, nos EUA, mas criado em Lagos, na Nigéria, Cole (36) vem sendo considerado um dos maiores destaques da atual literatura em língua inglesa. Mora desde 1992 e vive atualmente no bairro do Brooklyn, em Nova York.

“Para escrever o livro, além de ler muito sobre Nova York, realizei longas caminhadas e descrevi em detalhes o que observei. Há uma tendência de capturar o momento terminante na rotina, na vida cotidiana”, afirma Cole. “Cidade Aberta” foi recomendado por Wole Soyinka, primeiro negro a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura e por Colm Tóibín, autor de "Brooklyn", para quem o livro é “uma meditação sobre história, cultura, identidade e solidão. É um romance para saborear e guardar como um tesouro”.

 

A Flip acontecerá de 4 a 8 de julho em Paraty, no Rio de janeiro.