Entretenimento

Cientistas descobrem quadro de Van Gogh "escondido" em outra obra

AP
Raio-X da do quadro "Natureza Morta do Campo com Flores e Rosas" de Van gogh revelando outro quadro do pintor abaixo da superfície (20/3/12) Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

20/03/2012 11h07

Uma colaboração entre cientistas e especialistas em arte resultou na confirmação da autenticidade de um quadro de Van Gogh e a descoberta de outra obra na mesma tela, informou o jornal The Independent.

O quadro “Natureza Morta do Campo com Flores e Rosas” pertence ao museu holandês Kröller-Müller, dono de uma das maiores coleções do pintor. A autoria da obra foi repetidamente contestada por especialistas devido a seu estilo considerado exuberante e era classificado como de autoria anônima até agora.

O uso de raios-X de alta intensidade, no entanto, confirmou que os pigmentos se encaixam perfeitamente na paleta de Van Gogh, além de revelar uma camada de tinta abaixo da superfície com o desenho de dois lutadores. Esse segundo quadro é mencionado em uma carta do pintor, mas nunca havia sido encontrado.  A obra agora será exposta junto das demais obras de Van Gogh no museu.

“Pela primeira vez conseguimos obter imagens que revelam como Van Gogh começou a pintar os lutadores com pinceladas longas,” explicou ao Independent o professor Janssens da universidade de Antwerp, falando sobre a semelhança com outras obras do pintor.

“Esses e outros argumentos não deixam dúvida de que ambas as obras foram pintadas por Van Gogh,” disse Luuk Struick van der Loeff do museu Kröller-Müller ao Independent. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo