Cientistas descobrem quadro de Van Gogh "escondido" em outra obra
Uma colaboração entre cientistas e especialistas em arte resultou na confirmação da autenticidade de um quadro de Van Gogh e a descoberta de outra obra na mesma tela, informou o jornal The Independent.
O quadro “Natureza Morta do Campo com Flores e Rosas” pertence ao museu holandês Kröller-Müller, dono de uma das maiores coleções do pintor. A autoria da obra foi repetidamente contestada por especialistas devido a seu estilo considerado exuberante e era classificado como de autoria anônima até agora.
O uso de raios-X de alta intensidade, no entanto, confirmou que os pigmentos se encaixam perfeitamente na paleta de Van Gogh, além de revelar uma camada de tinta abaixo da superfície com o desenho de dois lutadores. Esse segundo quadro é mencionado em uma carta do pintor, mas nunca havia sido encontrado. A obra agora será exposta junto das demais obras de Van Gogh no museu.
“Pela primeira vez conseguimos obter imagens que revelam como Van Gogh começou a pintar os lutadores com pinceladas longas,” explicou ao Independent o professor Janssens da universidade de Antwerp, falando sobre a semelhança com outras obras do pintor.
“Esses e outros argumentos não deixam dúvida de que ambas as obras foram pintadas por Van Gogh,” disse Luuk Struick van der Loeff do museu Kröller-Müller ao Independent.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.