Topo

Prédio da extinta TV Tupi é tombado pelo Condephaat

Do UOL, em São Paulo

13/03/2012 17h03Atualizada em 13/03/2012 18h39

O prédio onde funcionou a sede da extinta TV Tupi foi tombado nesta segunda-feira (12) pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado). Localizado na avenida Alfonso Bovero, na zona Oeste de São Paulo, o edifício abriga atualmente o canal MTV.

Com o tombamento, o prédio está legalmente protegido contra mudanças nas fachadas, bem como no painel artístico assinado por Gershon Knispel, com imagens figurativas de índios em alusão ao nome da emissora. Só será possível fazer intervenções nessas áreas com autorização do conselho. As áreas internas e o antigo estúdio não foram tombados por já terem sido bastante modificados.

Criada em 1950 no mesmo terreno onde uma década depois seria construída sua sede, em 1961, a TV Tupi foi a primeira emissora do Brasil e a quarta do mundo. Ainda antes disso, por estar localizado numa das áreas mais altas de São Paulo, o terreno já vinha sendo ocupado desde 1934 para atividades de comunicação, pela PRF Rádio Difusora.