Topo

Mostra reúne filmes japoneses que tratam de região afetada por terremoto

Do UOL, em São Paulo

12/03/2012 07h00

Mostra na Fundação Japão irá exibir filmes sobre o terremoto e tsunami ocorridos na região de Fukushima, no Japão. Quatro longas serão exibidos gratuitamente nos dias 17 e 24 de março, às 14h e 15h, no auditório pequeno da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social – Bunkyo, na Liberdade, em São Paulo.

Os títulos foram produzidos em 2011 e dois deles são documentários realizados pela TV estatal NHK. O evento faz parte da programação do “Mês da Amizade e Solidariedade Japão-Brasil: Um Ano após a Tragédia da Região Leste do Japão”, realizado pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo.

17/3

14h
Podem Enxergar as Nossas Luzes? O Primeiro Festival Depois do Tsunami
(NHK, 2011, 48 min.)

O verão japonês é repleto de festividades religiosas em memória dos antepassados. Devido à catástrofe de março de 2011, muitas localidades não puderam realizar os tradicionais festejos. Mas algumas cidades afetadas, como Rikuzentakata, Soma entre outras, decidiram realizá-los como sempre. O documentário mostra o trabalho e a dedicação dos moradores, agora dispersos em várias regiões, na realização do evento.

15h
A Ilha do Cãozinho Rock
(Isamu Nakae, 2011, 123 min.)
Elenco: Ryota Sato, Kumiko Aso e Ryonosuke Hashino

O garoto Shin vive com sua família e o cãozinho Rock, na pequena ilha vulcânica de Miyakejima. Em 2000, devido a uma erupção vulcânica, teve que deixar a ilha com sua família e acabou se perdendo de Rock. Sem perder a esperança de encontrá-lo e com o desejo de voltar à ilha, Shin começa a viver com sua família em um abrigo em Tóquio. Um dia, como um milagre, ele encontra Rock em um Centro de Resgate de Animais, mas não pode levá-lo ao abrigo onde vive. O que Shin vai fazer e quando poderão voltar à ilha?

24/3

14h
Navegando a Partir das Ruínas
(NHK, 2011, 30 min.)

A cidade de Ofunato, na Província de Iwate, foi devastada pelo Grande Terremoto que atingiu a região leste do Japão. Kenichiro Yagi, que vende pescados pela internet, e outros pescadores se recuperaram com rapidez, retomando a pesca, logo após o desastre, a partir do porto destruído. O documentário mostra a jornada pela recuperação da pesca três meses após a catástrofe.

15h
Quarteto!
(Junichi Mimura, 2011, 118 min.)
Elenco: Mahiro Takasugi, Shigeki Hosokawa, Mayu Tsuruta e Ayame Goriki

Kai é um estudante, do ensino fundamental, e um talentoso violonista. Seus pais são musicistas que abandonaram a carreira em prol da família, e sua irmã mais velha tem complexo do seu talento e desiste, também, da música. Com as relações familiares se deteriorando cada vez mais, Kai decide formar um quarteto para aproximá-los novamente. Será que ele conseguirá reunir sua família?


Mostra de filmes em apoio às regiões afetadas por terremoto no Japão
Quando: 17 e 24 de março, às 14h e às 15h
Onde: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social - Bunkyo (Rua São Joaquim, 381)