Topo

Entretenimento

Escritor Silviano Santiago abrirá 10ª edição da Flip

Luciana Whitaker/Folhapress
ilviano Santiago, crítico literário e escritor, autor, entre outros, do romance "Em Liberdade" (21/09/95) Imagem: Luciana Whitaker/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

07/03/2012 14h51

O escritor e poeta Silviano Santiago fará no dia 4 de julho a conferência de abertura da 10ª edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que será realizada de 4 a 8 de julho e homenageará Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). Santiago conheceu Drummond pessoalmente e com ele organizou "Carlos e Mário", livro que reúne correspondências trocadas entre Drummond e Mário de Andrade entre 1924 e 1945.

“Apesar do tino extraordinário para poemas que cairiam no gosto do público, como 'José', a grande diversificação temática, estilística e de dicções poéticas apresentadas por Drummond explicam por que o poeta nunca cairá no gosto fácil”, disse o crítico, por meio de comunicado divulgado pela assessoria de imprensa do festival literário.

Mineiro como Drummond, Silviano Santiago é escritor, poeta e crítico, foi professor e atualmente assina coluna no jornal "O Estado de S. Paulo". Foi professor nas universidades de New Mexico, Rutgers, Toronto, New York at Bufafalo e Indiana. No Brasil, lecionou na PUC do Rio de Janeiro e na Universidade Federal Fluminense, até se aposentar. Seu livro mais recente é o romance Heranças (2008).

A homenagem a Drummond, anunciada ao final da 9ª edição do evento, coincidirá com a celebração dos 110 anos de nascimento de Drummond. À homenagem da Flip se soma o relançamento da obra completa do poeta mineiro pela Companhia das Letras.


 

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento