Topo

"O voo era apenas uma cereja no bolo", diz ator que substitui Thiago Fragoso em "Xanadu", que reestreia nesta quinta (16)

Danilo Timm entrou no lugar de Thiago Fragoso em "Xanadu"; musical reestreia nesta quinta (16) - Reprodução/Facebook
Danilo Timm entrou no lugar de Thiago Fragoso em "Xanadu"; musical reestreia nesta quinta (16) Imagem: Reprodução/Facebook

Renato Damião

Do UOL, no Rio

16/02/2012 07h00

“O voo era apenas uma cereja no bolo. O espetáculo não perdeu nada por causa disso”, garante Danilo Timm, ator que substitui Thiago Fragoso a partir desta quinta (16) no musical "Xanadu", que volta a cartaz no teatro Oi Casa Grande, zona sul do Rio, após um acidente em cena que resultou na hospitalização de dois atores e de uma pessoa da plateia.

Durante uma apresentação em 28 de janeiro, Fragoso e a atriz Danielle Winits caíram de uma altura de quase 5 m depois que os cabos que os sustentavam em uma cena de voo se romperam. Winits - que também volta ao palco nesta quinta - foi levada ao hospital e liberada dois dias depois após tratar ferimentos na boca e no ombro. Já Fragoso teve de passar por cirurgia de reconstrução de costelas e da parede torácica, além de perfuração do pulmão, e só recebeu alta hospitalar nesta quarta (15). O ator está em casa, ainda sob cuidados médicos.

Danilo, que já atuou em musicais como “Hair”, “Hedwig” e foi preparador vocal de José Mayer em “O Violinista do Telhado”, era stand-in de Thiago e já havia ensaiado algumas cenas de "Xanadu". Em entrevista ao UOL, o ator de 24 anos contou que tem ensaiado diariamente há duas semanas para encarnar o personagem Sonny Malone, no espetáculo dirigido por Miguel Falabella. “Estou me preparando muito. Já sabia o texto e as músicas, mas precisei ensaiar melhor as marcações”, contou Danilo, que é também preparador vocal da peça.

O ator conta que estava na coxia quando o acidente aconteceu. “Foi um susto enorme, todos ficamos muito abalados na hora, mas a plateia foi incrível e permitiu que os médicos fizessem todos os serviços rapidamente”, afirmou.

Danilo nunca chegou a experimentar o equipamento do voo, mas garante que não teria medo de encarar o desafio após o acidente. “Acho que eu ficaria com receio, mas claro que faria, tenho que ser profissional”, diz. Quando o assunto é a hipótese levantada de que poderia ter havido sabotagem no rompimento dos cabos, Danilo se mostra indignado. “Isso foi uma hipótese tola, falada da boca para fora. Só uma pessoa muito má colocaria a vida de alguém em risco. Sei que pode existir isso, mas não é o caso do nosso elenco”, frisa.

Indagado sobre a dificuldade de assumir o papel de Thiago, Danilo revela que “é mais difícil substituir alguém do que criar um personagem novo". “O personagem já existe pela atuação do Thiago. Eu não posso agora chegar e mudar o personagem, preciso dar continuação ao trabalho do Thiago, do meu jeito, da minha maneira. É um grande quebra-cabeças”, compara.

Quanto a contracenar com Danielle, Danilo é só elogios. “Ela é uma atriz linda, engraçada, alegre, com uma energia ótima. Tenho certeza de que vai dar tudo certo”, aposta o brasiliense.

XANADU

Onde: Teatro Oi Casa Grande - Rua Afrânio de Melo Franco, 260, Leblon
Quanto: Ingressos entre R$ 40,00 e R$ 120,00
Quando: Quinta 21h/ Sexta 21h30/ Sábado 18h e 21h30/ Domingo 19h
Mais informações: (21) 2511-0800 / www.ingresso.com