Entretenimento

Em "Yuri: Quarta-feira de Cinzas", cartunista carioca mostra como um zumbi sobrevive ao Carnaval

Divulgação
Cena da HQ, "Yuri: Quarta-feira de cinzas", do quadrinista carioca Daniel Og Imagem: Divulgação

Estefani Medeiros

Do UOL, em São Paulo

23/01/2012 07h05

Yuri é um publicitário carioca com uma vida perfeita, mas entediante. Por isso decide cometer suicídio um dia antes do Carnaval começar no Rio de Janeiro. Criada pelo diretor de animação Daniel Og, "Yuri - Quarta-Feira de Cinzas" é um dos lançamentos da editora Conrad do início do ano. 

Primeiro zumbi que roda as ruas da cidade maravilhosa em quadrinho, Yuri precisa enfrentar diversas situações - dentre elas ser considerado "santo" pela mãe religiosa - para conseguir voltar ao mundo dos mortos. Em sua trajetória, Yuri encontra Andrei, um ladrão de carros gay com o sonho de ser Rei Momo que ajuda tanto quanto atrapalha o zumbi em sua missão. 

"O personagem surgiu primeiro como fantasma. Mas há cinco anos percebi que ia começar uma onda zumbi e ele ficou zumbi de vez", diz Og, que teve filmes de terror como sua principal influência. "Quando ainda existiam locadoras minha meta era ver todos os filmes da parede de terror, sempre gostei do gênero", conta. 

Daniel - que quase foi batizado Yuri por sugestão da mãe - diz que o personagem não é um herói. "No começo pensei em colocar romance, mas não ficou bom. Então tive alguns toques do (quadrinista) Lobo e fui melhorando a história", explica. Outro cartunista que participou do processo de elaboração do livro, foi Allan Sieber, autor do prefácio. 

Com traços rústicos, Og transforma em desenho cenários tipicamente brasileiros, como um boteco de esquina ou um ônibus. "Acho que falta mostrar coisas que acontecem no Brasil. Não adianta desenhar aquelas escadas de terror americano, elas são ótimas para suspense, mas a gente não tem isso aqui", argumenta o quadrinista. 

Veja abaixo entrevista visual com o personagem. 


"Yuri: Quarta-feira de Cinzas"
272 páginas
Editora Conrad
R$36

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo