Entretenimento

Câncer de mama é tema de mostra fotográfica que será exibida no Rio

Hugo Lenzi/Divulgação
Imagem da mostra "De Peito Aberto" que será exibida no Rio a partir do dia 16 de janeiro Imagem: Hugo Lenzi/Divulgação

Do UOL, no Rio

10/01/2012 19h36

A partir do dia 16 de janeiro os cariocas poderão conferir a exposição fotográfica "De Peito Aberto" na Caixa Cultural Rio de Janeiro. A mostra permanecerá aberta ao público até o dia 5 de fevereiro e faz parte do projeto homônimo que inclui ainda um livro, publicado pela Editora Alaúde, além de palestras interativas sobre o tema câncer de mama que tem rodado o Brasil e, recentemente, foi destaque em Nova York, na sede da ONU.

Com imagens inéditas, a mostra traz fotos e depoimentos de pacientes, familiares, e médicos de todo o país que mostram como o “cuidar” humanizado pode mudar as perspectivas de um processo como o tratamento do câncer de mama.

A ideia do projeto "De Peito Aberto" surgiu após a jornalista e escritora Vera Golik e o fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi vivenciarem vários casos de câncer em suas próprias famílias. “Em 2000, na mesma semana, soubemos que minha irmã Andrea e meu irmão Peter estavam com câncer. Minha mãe, Dagmar, também recebeu o diagnóstico de câncer alguns meses depois”, conta Vera.

"De Peito Aberto" tem como foco central o câncer de mama – o de maior incidência entre as mulheres e que afeta os símbolos da feminilidade: seios, cabelos, fertilidade e libido. E realça como a abordagem humanista pode transformar a maneira de lidar com a doença, destacando cada fase do tratamento: a descoberta, o processo, o apoio e a superação.

Desde que foi lançado em 2006, o projeto já foi exibido mais de 30 vezes nas maiores cidades brasileiras. As exposições e palestras receberam mais de três milhões de visitantes.

Recentemente, com o apoio do Governo Brasileiro, através da Caixa Cultural e da Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas, a exposição De Peito Aberto foi a única a ser convidada a se apresentar na sede da ONU, em Nova York, por ocasião do Encontro de Alto Nível da ONU sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis, seguido da abertura da Assembléia Geral das Nações Unidas, em setembro de 2011.

 Exposição "De Peito Aberto"

Onde: Caixa Cultural Rio de Janeiro: Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Galeria 3
Quando: De 16 de janeiro a 5 de fevereiro 2012
Terça a Sábado, das 10h às 22h – Domingo, das 10h às 21h
Entrada Franca

Palestra Interativa
Quando: Sábado, 21 de janeiro de 2012 – às 17h - Auditório
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo