Entretenimento

Teatro Oficina encerra festival de teatro europeu com apresentação do espetáculo "Bacantes"

Divulgação
Atores Marcelo Drummond (esq.) e Fred Steffen (dir.) do Teatro Oficina em cena espetáculo Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/01/2012 19h32

A trupe de Zé Celso Martinez Correa inicia sua temporada de espetáculos 2012 na Europa. A peça "Bacantes", que foi apresentada em duas sessões em dezembro, será apresentada na Bélgica como encerramento do festival "Europalia" (em 14 e 15 de janeiro) e depois segue para Portugal, onde fica em cartaz de 20 a 22 de janeiro.

Criado em 1995, "Bacantes" é um marco na história do Teatro Oficina. A configuração atual do espaço paulistano foi desenvolvida para abrigar justamente essa peça, em que entram em cena 52 atores, "munidos de câmeras, música ao vivo, DJs, VJ, luzes coloridas dançantes, cenário móvel e figurino litúrgico". O conjunto, calcado sobre "a poética xamânica das culturas arcaicas brasileiras, misturando ritmo, rituais, música e política", se traduz em "uma nova forma de pensar o mundo" que Zé Celso define como "tragycomediorgya".

Com cinco horas de duração, "Bacantes" se compõe de 25 cantos e cinco episódios. Adaptação da tragédia de Eurípides, o último dos três grandes trágicos cujas obras chegaram até nós, o espetáculo narra a chegada do deus Dionisyo (interpretado por Marcelo Drummond) à Grécia. Dionisyo é filho de Zeus (Hector Othon) com a mortal Semelle (Anna Guilhermina). Chegando à mítica cidade de Tebas (recriada como TebaSP na montagem do Oficina), o deus não é reconhecido como tal pelo rei Penteu (Fred Steffen). Segue-se o embate entre Penteu e as bacantes, sacerdotisas de Dionisyo.  

$!$render-component.split('/')[$math.sub($render-component.split('/').size(), 1)]

*com informações do Valor Econômico.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo