Topo

Teatro dos Quatro levará nome do ator Sérgio Britto

Ator Sérgio Britto posa para foto em sua casa, no Rio de Janeiro (9/9/08) - Alexandre Durão/Folhapress
Ator Sérgio Britto posa para foto em sua casa, no Rio de Janeiro (9/9/08) Imagem: Alexandre Durão/Folhapress

RODRIGO TEIXEIRA,

Do Rio

18/12/2011 10h05

O Teatro dos Quatro, localizado no Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro, passará a se chamar Teatro Sérgio Britto, informou ao UOL a gestora do espaço Lúcia Freitas, na manhã deste domingo (17), dia do enterro do ator e diretor, no cemitério São Francisco Xavier, Caju, no Rio.

"Os atores que foram alunos de Britto tiveram a iniciativa para realizar essa homenagem mais que merecida", disse ela. "O Teatro dos Quatro sempre será a casa de Sérgio Britto", afirmou ela.

Familiares e artistas já estão no prédio da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para acompanhar o final do velório e a transferência do corpo do ator e diretor para o cemitéirio do Caju, localizado na zona portuária do Rio.

Aderbal Freire Filho, diretor e marido da atriz Marieta Severo, disse que Britto era um construtor de teatro. "Orientou a criação de vários espaços culturais no Rio de Janeiro. Eu dizia que ele era a pessoa mais jovem que eu conhecia. Estava sempre disposto a criar algo novo".

A atriz Nathália Thimberg, que já havia prestado suas homenagens ao ator no sábado, voltou ao velório neste domingo e, muito abalada, falou com os jornalistas. "Que de seu legado brote algo bom para as novas gerações. Tive muito prazer de estar com ele. Tinha sede de conhecimento. Acompanhou sua geração e se adiantou a ela. Tanho dificuldades para colocar em palavaras o que ele significou para mim.