Topo

Projeto de Joãosinho para aniversário de São Luís (MA) terá continuidade, afirma Roseana Sarney

Roseana Sarney (à dir.), ao lado de Neguinho da Beija-Flor e integrantes da agremiação, no velório - De Jesus/UOL
Roseana Sarney (à dir.), ao lado de Neguinho da Beija-Flor e integrantes da agremiação, no velório Imagem: De Jesus/UOL

ALINE LOUISE

Colaboração para o UOL, de São Luís (MA)

18/12/2011 20h43

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, esteve no velório do carnavalesco Joãosinho Trinta, que ocorre no Museu Artístico e Histórico do Maranhão, na capital do estado. Ela afirmou que dará continuidade ao projeto criado por Joãosinho para o aniversário de 400 anos da cidade.

Roseana afirmou que irá se aproximar da equipe que trabalhava com o carnavalesco, para conhecer melhor as ideias dele para a festa, que ocorre em 2012. "Será uma espécie de homenagem", disse.

A governadora ainda disse que nem mesmo os problemas de saúde que Joãosinho teve nos últimos anos fizeram ele mudar o jeito de trabalhar. "Ele continuava empolgado, com capacidade de imaginação muito grande. Ele se inspirava nos bordados, toadas de Bumba-Meu-Boi e estampas do povo maranhense. Foram esses detalhes da cultura que mais o reaproximaram do Maranhão".

Além de Roseana, a presidente Dilma Rousseff, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o presidente do Senado, José Sarney, enviaram coroas de flores em homenagem ao carnavalesco.

Joãosinho morreu no sábado (17), aos 78 anos, de choque séptico devido a pneumonia e infecção urinária. Ele estava internado desde o último dia 3 na UTI do UDI Hospital, na capital maranhense. O corpo seria transferido no fim da noite deste domingo para o Teatro Arthur Azevedo, também em São Luís. Segundo o UOL apurou, o carnavalesco desejava ser velado no local. Porém, houve mudança de planos e o corpo permanece no Museu, onde será realizada uma missa nesta segunda (19), às 9h30 (horário de Brasília). O enterro será no cemitério do Gavião, em São Luís, às 11h (horário de Brasília).