Topo

Corpo de Sérgio Britto será enterrado neste domingo (18)

Da Redação

18/12/2011 06h00

O ator e diretor Sérgio Britto será enterrado neste domingo (18), por volta das 11h, no cemitério São Francisco Xavier, conhecido como cemitério do Caju, na zona portuária do Rio de Janeiro. O ator está sendo velado desde às 15h do sábado, no prédio da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), no centro da cidade. 

Compareceram ao velório familiares e amigos do diretor, como as atrizes Fernanda Montenegro e Nathália Thimberg e o escritor Ferreira Gullar. Montenegro disse ao UOL que perdeu um irmão. "Ele é uma peça que não tem reposição. Do seu legado fica um acervo maravilhoso. Vai fazer uma eterna falta", afirmou a estrela da televisão. Thimberg disse que se sente "morrendo um pouco. Foi um amigo fiel e um crítico sério". Britto, que estava internado desde novembro no Hospital Copa D'or, no Rio, morreu aos 88 anos por conta de problemas cardiorrespiratórios.

Os familiares do artista Marília Brito e Paulo Brito agradeceram o carinho das pessoas que foram ao velório. "A Alerj será seu último palco. Agora é cuidar de sua memória e de seu acervo", disse Paulo, sobrinho do artista.

Ao longo de todo o sábado, atores e personalidades próximas a Britto falaram sobre o legado que será deixado por ele. "Sergio Britto foi um super talento, desenvolveu atividades culturais muito importantes durante toda a vida dele. O Teatro Dos Quatro é um exemplo. Sempre se envolveu nas questões culturais com profundidade. Uma vida de grandes vitórias culturalmente. É um homem da cultura que na Inglaterra seria um Sir, um Senhor com "S" grande, maiúsculo. Uma pessoa importantíssima", disse a atriz Eva Wilma.

A presidente da República Dilma Rousseff  também divulgou uma nota, neste sábado, no Blog do Planalto, sobre a morte do ator e diretor. "Ele destacou-se, ao longo de mais de seis décadas, como um dos mais consagrados atores e diretores do teatro brasileiro. É uma perda enorme para a vida cultural brasileira", enfatizou Dilma.