Topo

Revista "Time" elege Adele, Brad Pitt e "O Artista" como os melhores do ano

De cabelo grande e óculos, Brad Pitt cumprimenta fãs e fala com o público na estreia de "Moneyball" em Tóquio, no Japão (9/11/11) - AFP
De cabelo grande e óculos, Brad Pitt cumprimenta fãs e fala com o público na estreia de "Moneyball" em Tóquio, no Japão (9/11/11) Imagem: AFP

Da Redação

14/12/2011 14h13

Em edição especial, a revista norte-americana "Time" elegeu as personalidades e obras que se destacaram em 2011 em categorias como melhor atuação, melhor filme, melhor da música pop e personalidade do ano.

O álbum "21" da cantora Adele foi considerado o melhor de 2011 e responsável, segundo a publicação, por levar a artista ao topo da cena que revive o soul no Reino Unido.
 
Meryl Streep ficou com a melhor atuação por seu papel em "A Dama de Ferro", em que interpreta Margaret Thatcher entre 49 até 85 anos. Brad Pitt ficou com a primeira posição na categoria masculina por sua atuação em "A árvore da vida" e "O homem que mudou o jogo".

Entre os filmes, o franco-belga "O Artista", de Michel Hazanavicius, ficou em primeiro lugar. O longa se passa na Hollywood dos anos 20 e mostra como um astro do cinema mudo se prepara para a chegada dos filmes sonoros.

Veja trailer de "The Artist"

Ainda na categoria melhor filme, "A Invenção de Hugo Cabret", de Martin Scorsese, ficou em segundo lugar. Baseado no livro "The Invention of Hugo Cabret", de Brian Selznick, o longa - o primeiro em 3D do realizador de 68 anos - mergulha o espectador na Paris do primeiro pós-guerra junto com Hugo, um órfão melancólico de 12 anos (Asa Butterfield).

Kate Middleton e Steve Jobs concorriam na categoria personalidade do ano, mas perderam para a figura do manifestante. Segundo o editor da revista, Richard Stengel, a decisão homenageia "os homens e as mulheres de todo o mundo, em particular do Oriente Médio, que derrubaram governos e levaram um sentido de democracia e dignidade às pessoas que antes não os tinham".