Entretenimento

Tiras sobre ditador que adora Hitler e Maria Bethânia, "Rei Emir Saad" ganha compilação em livro

ESTEFANI MEDEIROS

Da Redação

10/12/2011 07h00

Um ditador sádico com um gosto peculiar por genocídios e Maria Bethânia. Assim pode ser definido o personagem Emir Saad, rei da terra inóspita do Ziniguistão criado pelo cartunista carioca André Dahmer para criticar regimes políticos.  

O livro reúne cerca de 250 tiras publicadas em um portal de notícias e no blog Malvados. "Esta é uma fábula de totalitarismo e uma piada com essas figuras políticas que parecem ter um fim, mas vez ou outra voltam para a história. Não dá pra dizer se ele é de esquerda ou direita, porque foi inspirado em ditadores como Hitler e Stalin, e eles eram todos iguais (na crueldade)", explicou Dahmer em entrevista ao UOL. 

"Apesar de não ter uma cronologia, o livro conta a história do personagem. A primeira tira é o nascimento do rei e a última é ele muito velho. No meio mostra ele sendo julgado pelos crimes que cometeu. Ele tem um time de futebol, um dos seus bordões é "Perdeu o gol, perdeu o parente", conta. O livro ainda mostra o exílio do ditador no Rio de Janeiro, depois de fugir de uma prisão vestido de mulher. 

Dahmer também comenta sobre o momento atual dos ditadores pelo mundo. "Engraçado que com a crise da primavera árabe, ele se tornou um personagem muito atual por causa dessas manifestações estudantis, reivindicações e ditadores", conta. "Ele inveja o Hitler, mas o Hitler tinha dinheiro pra fazer o trabalho", explica. 

Apesar do humor negro das tirinhas, elas não são o único trabalho de Dahmer. Em um ambiente totalmente diferente da acidez dos personagens, o cartunista já publicou um livro de poesias. "Ninguém Muda Ninguém" foi produzido em outubro de 2010 e teve 600 exemplares com capa customizada à mão pelo cartunista. "Nunca mais faço isso", brincou. 

Além do livro de poesias, Dahmer também tem os personagens Sarinha (uma menina vítima dos homens) e Ulisses, um rapaz solitário com quem Dahmer diz se identificar. Para 2012, o autor planeja lançar uma seleção de suas charges e cartuns. 


"Rei Emir Saad - O Monstro de Zazarov" 
Editora Barba Negra
128 páginas 
R$34,90

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo