Topo

Em "Uma Patada com Carinho", cartunista Chiquinha desenha desventuras do sexo feminino com bom humor

ESTEFANI MEDEIROS

Da Redação

05/12/2011 19h43

Neste mês de dezembro, a cartunista gaúcha Chiquinha apresenta seu primeiro livro, "Uma Patada com Carinho – As histórias pesadas da Elefoa Cor-de-Rosa". O livro é sobre uma personagem que trata assuntos do universo feminino como TPM, chocolate e homens com bom humor. 

"Quando criei a Elefoa, a ideia era falar do universo feminino sem apelar para o lado mulherzinha", explica a cartunista em entrevista ao UOL."Sempre tenho que responder como é ser mulher e cartunista, como se fossem coisas diferentes. Por isso os meus personagens são uma forma de mostrar o que penso", explica.  

Em 128 páginas, a personagem Elefoa passa por diferentes situações acompanhada das amigas Gisbelle (uma girafa vaidosa e loira natural) e Janete (uma ursa apaixonada por meio-ambiente). Sobre a Elefoa, Chiquinha explica que a criação estava guardada há algum tempo e só surgiu como opção quando a cartunista foi convidada para fazer um livro. 

"Eu estava no intervalo da faculdade, em 2004, ouvindo um disco do Roberto Carlos, o 'Inimitável' (1968). O álbum tem algumas músicas de sofrimento e amor e comecei a desenhar alguns animais chorando. No meio desses fiz uma elefoa, achei ela simpática e continuei desenhando", conta. 


"Uma Patada com Carinho - As histórias pesadas da Elefoa Cor-de-Rosa"
Editora LeYa
128 páginas
R$34,90