Topo

Conheça 44 pontos culturais de São Paulo sem gastar nada

AMANDA SERRA

SÃO PAULO

03/12/2011 07h00

Quem passar pela Igreja São Gonçalo, na Praça João Mendes, aos domingos pela manhã poderá estranhar ao ouvir uma missa em japonês, mas isso é muito comum no local, já que está localizado ao lado do bairro da Liberdade, habitado majoritariamente pela comunidade oriental. Conhecida como a cidade das oportunidades, dos negócios e da agilidade, São Paulo também se caracteriza pela diversidade cultural, gastronômica e social. Porém poucos paulistanos conhecem ou param para observar as magníficas obras arquitetônicas, visitar museus, igrejas e teatros que rodeiam a Paulicéia Desvairada.

Criado em 2006, pela São Paulo Turismo em parceria com o Metrô-SP, o “Turismetrô” disponibiliza quatro roteiros culturais (Praça da Sé, Luz, Paulista e Theatro Municipal) gratuitos (custo apenas dos bilhetes de metrô, sendo no máximo três), com saídas aos sábados e aos domingos da estação Sé de metrô. Acompanhados por guias bilíngues os turistas percorrem os principais pontos culturais da cidade, como: Catedral da Sé, Páteo do Colégio, Igreja São Bento, Museu de Arte de São Paulo, Casa das Rosas, Theatro Municipal, Estação da Luz, Museu de Arte Sacra, entre outros.

  • Haroldo Saboia/Arte/UOL

    Curiosidades da cidade de São Paulo (2011)

O projeto se mantém principalmente por meio do “boca a boca”, o que representa 34,9% na divulgação do programa. “Ao final de cada roteiro os turistas recebem um questionário para avaliarem o passeio”, conta a guia turística Mariana da Luz Ferreira. No dia em que a reportagem do UOL acompanhou o roteiro da Praça da Sé, havia apenas dois turistas no grupo. “É a minha primeira vez em São Paulo e quero conhecer todos os atrativos da cidade, afinal, passamos a vida vendo tudo acontecer aqui na metrópole, como se fosse Nova York”, conta o servidor público, Daniel Coutinho, de Porto Alegre, que descobriu o tour após uma busca na internet.

“Fiquei sabendo dos passeios por uma amiga e resolvi percorrer por São Paulo”, conta o colombiano Jorge Uriel, que visitou a região da Luz e da Paulista. Um grupo de Fortaleza também aproveitou a vinda à capital do comércio para apreciar alguns pontos culturais –“Ficamos sabendo dos passeios por meio do boleto de táxi. Achei que não valia a pena vir até São Paulo sem conhecer os pontos turísticos”, afirma Bárbara Gurgel, que fez questão de fazer novos amigos durante o passeio e fotografar cada detalhe.

Inicialmente o projeto tinha o objetivo de atrair os paulistanos, mas acabou ganhando turistas de outros estados do Brasil e também de fora. No primeiro trimestre de 2011, apenas 65% das pessoas que moram na cidade realizaram o tour. “A intenção era incentivar os moradores de São Paulo a conheceram sua cidade e preservá-la, mas acabou trazendo visitantes e estudantes”, conta a guia do TurisMetrô Maria Pinho.

Veja alguns pontos históricos de São Paulo

Theatro MunicipalCatedral da SéSecretaria da Justiça

O bancário Marcelo Constantino, 44, conta que resolveu conhecer a cidade que mora, após cansar de ser chamado de “caipira” pelo irmão. Ele também aproveitou para levar o pai. “Nunca gostei do centro de São Paulo, achava feio... Resolvi fazer o passeio para saber da parte histórica e descobrir as curiosidades.” O contador Raphael Santos também ficou surpreso com as peculiaridades da “sua terra”: ”Mesmo morando aqui me sinto ignorante sobre a cultura da metrópole.”

  • Monalisa Lins/UOL

    As irmãs cariocas, Marilene Accurso e Mariland Accurso, ficaram impressionadas com as belezas e riquezas de São Paulo (2011)

As irmãs cariocas, Mariland Accurso e Marilene Accurso, também ficaram impressionadas com as belezas e riquezas de São Paulo -- “Estamos encantadas com a civilidade das pessoas e com a limpeza. Tenho a impressão de aqui se vive melhor. No Rio de Janeiro há muito beleza natural, mas não dá para vivenciar, pois tem muito vândalo”.

Para atrair ainda mais pessoas, a SPTuris e o Metrô pretendem incluir em 2012 mais um passeio, o do bairro da Liberdade. “Além do roteiro da Liberdade, também estamos pensando em criar um folheto auto-explicativo para o turista se guiar sozinho”, diz o diretor do Departamento de Marketing do Metrô, Aluizio Gibson.

De 3 a 24 de dezembro os turistas também poderão fazer o percurso natalino e percorrerem os principais pontos iluminados da cidade. Por conta desse especial o passeio da Luz ficará suspenso.


Serviço:
Nos finais de semana, basta ir até o balcão do “TurisMetrô” na estação Sé com pelo menos 20 minutos de antecedência do horário da saída dos grupos, escolher um dos roteiros (Sé e Luz disponíveis aos sábados; Theatro Municipal e Paulista aos domingos) e adquirir o número de bilhetes do metrô necessários.
Os passeios tem duração de 3h cada, para grupos de até 25 pessoas.
Roteiro Natalino – De 3 a 24 de dezembro, às 16h.
Roteiro Praça da Sé - Saída aos sábados às 9h.
Roteiro da Luz - Saída aos sábados às 14h
Roteiro da Paulista - Saída aos domingos às 9h
Roteiro do Teatro Municipal - Saída aos domingos às 14h

Mais informações:
(0xx11) 2958-3714 - segunda a sexta, das 8h às 17h
(0xx11) 7716-5141 - segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado e domingo, das 8h às 17h