Topo

Conheça 44 pontos culturais de São Paulo sem gastar nada

AMANDA SERRA

SÃO PAULO

03/12/2011 07h00

Quem passar pela Igreja São Gonçalo, na Praça João Mendes, aos domingos pela manhã poderá estranhar ao ouvir uma missa em japonês, mas isso é muito comum no local, já que está localizado ao lado do bairro da Liberdade, habitado majoritariamente pela comunidade oriental. Conhecida como a cidade das oportunidades, dos negócios e da agilidade, São Paulo também se caracteriza pela diversidade cultural, gastronômica e social. Porém poucos paulistanos conhecem ou param para observar as magníficas obras arquitetônicas, visitar museus, igrejas e teatros que rodeiam a Paulicéia Desvairada.

Criado em 2006, pela São Paulo Turismo em parceria com o Metrô-SP, o “Turismetrô” disponibiliza quatro roteiros culturais (Praça da Sé, Luz, Paulista e Theatro Municipal) gratuitos (custo apenas dos bilhetes de metrô, sendo no máximo três), com saídas aos sábados e aos domingos da estação Sé de metrô. Acompanhados por guias bilíngues os turistas percorrem os principais pontos culturais da cidade, como: Catedral da Sé, Páteo do Colégio, Igreja São Bento, Museu de Arte de São Paulo, Casa das Rosas, Theatro Municipal, Estação da Luz, Museu de Arte Sacra, entre outros.

Veja também

O projeto se mantém principalmente por meio do “boca a boca”, o que representa 34,9% na divulgação do programa. “Ao final de cada roteiro os turistas recebem um questionário para avaliarem o passeio”, conta a guia turística Mariana da Luz Ferreira. No dia em que a reportagem do UOL acompanhou o roteiro da Praça da Sé, havia apenas dois turistas no grupo. “É a minha primeira vez em São Paulo e quero conhecer todos os atrativos da cidade, afinal, passamos a vida vendo tudo acontecer aqui na metrópole, como se fosse Nova York”, conta o servidor público, Daniel Coutinho, de Porto Alegre, que descobriu o tour após uma busca na internet.

“Fiquei sabendo dos passeios por uma amiga e resolvi percorrer por São Paulo”, conta o colombiano Jorge Uriel, que visitou a região da Luz e da Paulista. Um grupo de Fortaleza também aproveitou a vinda à capital do comércio para apreciar alguns pontos culturais –“Ficamos sabendo dos passeios por meio do boleto de táxi. Achei que não valia a pena vir até São Paulo sem conhecer os pontos turísticos”, afirma Bárbara Gurgel, que fez questão de fazer novos amigos durante o passeio e fotografar cada detalhe.

Inicialmente o projeto tinha o objetivo de atrair os paulistanos, mas acabou ganhando turistas de outros estados do Brasil e também de fora. No primeiro trimestre de 2011, apenas 65% das pessoas que moram na cidade realizaram o tour. “A intenção era incentivar os moradores de São Paulo a conheceram sua cidade e preservá-la, mas acabou trazendo visitantes e estudantes”, conta a guia do TurisMetrô Maria Pinho.

Veja alguns pontos históricos de São Paulo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Theatro MunicipalCatedral da SéSecretaria da Justiça

O bancário Marcelo Constantino, 44, conta que resolveu conhecer a cidade que mora, após cansar de ser chamado de “caipira” pelo irmão. Ele também aproveitou para levar o pai. “Nunca gostei do centro de São Paulo, achava feio... Resolvi fazer o passeio para saber da parte histórica e descobrir as curiosidades.” O contador Raphael Santos também ficou surpreso com as peculiaridades da “sua terra”: ”Mesmo morando aqui me sinto ignorante sobre a cultura da metrópole.”

As irmãs cariocas, Mariland Accurso e Marilene Accurso, também ficaram impressionadas com as belezas e riquezas de São Paulo -- “Estamos encantadas com a civilidade das pessoas e com a limpeza. Tenho a impressão de aqui se vive melhor. No Rio de Janeiro há muito beleza natural, mas não dá para vivenciar, pois tem muito vândalo”.

Para atrair ainda mais pessoas, a SPTuris e o Metrô pretendem incluir em 2012 mais um passeio, o do bairro da Liberdade. “Além do roteiro da Liberdade, também estamos pensando em criar um folheto auto-explicativo para o turista se guiar sozinho”, diz o diretor do Departamento de Marketing do Metrô, Aluizio Gibson.

De 3 a 24 de dezembro os turistas também poderão fazer o percurso natalino e percorrerem os principais pontos iluminados da cidade. Por conta desse especial o passeio da Luz ficará suspenso.


Serviço:
Nos finais de semana, basta ir até o balcão do “TurisMetrô” na estação Sé com pelo menos 20 minutos de antecedência do horário da saída dos grupos, escolher um dos roteiros (Sé e Luz disponíveis aos sábados; Theatro Municipal e Paulista aos domingos) e adquirir o número de bilhetes do metrô necessários.
Os passeios tem duração de 3h cada, para grupos de até 25 pessoas.
Roteiro Natalino – De 3 a 24 de dezembro, às 16h.
Roteiro Praça da Sé - Saída aos sábados às 9h.
Roteiro da Luz - Saída aos sábados às 14h
Roteiro da Paulista - Saída aos domingos às 9h
Roteiro do Teatro Municipal - Saída aos domingos às 14h

Mais informações:
(0xx11) 2958-3714 - segunda a sexta, das 8h às 17h
(0xx11) 7716-5141 - segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado e domingo, das 8h às 17h

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conheça 44 pontos culturais de São Paulo sem gastar nada - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade