Entretenimento

Prêmio Jabuti divulga "Livro do Ano" de 2010 nesta quarta-feira (30)

Fotomontagem/UOL
Ferreira Gullar, José Castello e Marina Colasanti, que concorrem ao prêmio de melhor ficção de 2011 do Prêmio Jabuti, ao lado de André Neves e Dalton Trevisan Imagem: Fotomontagem/UOL

Da Redação

30/11/2011 07h00Atualizada em 01/12/2011 17h24

Serão anunciados nesta quarta-feira (30) os "Livros do Ano" de ficção e não ficção do 53º Prêmio Jabuti. O evento ocorre em duas fases: em 17 de novembro, já foram anunciados os premiados nas 29 categorias da premiação; hoje, serão anunciadas somente as duas premiações máximas. Concorreram ao prêmio obras inéditas, editadas no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2010.

A edição deste ano do Jabuti tem 8 categorias a mais do que em 2010 e passou por mudanças no regulamento, após a polêmica em torno do prêmio concedido a Chico Buarque. O romance do escritor e compositor, "Leite Derramado", segundo lugar na categoria romance, havia levado o grande prêmio de ficção, gerando reclamações e até uma petição on-line para que Chico devolvesse o prêmio.

Ao contrário das edições anteriores, quando segundos e terceiros colocados poderiam ser laureados com o Jabuti de livro do ano, neste ano só os primeiros colocados em cada uma das categorias poderão ser premiados.

O autor do Livro do Ano de Ficção será escolhido entre as obras premiadas nas categorias: "Romance", "Contos e Crônicas", "Poesia", "Infantil" e "Juvenil".

Para o Livro do Ano Não Ficção, participam os vencedores nas categorias: "Teoria/Crítica Literária", "Reportagem", "Ciências Exatas", "Tecnologia e Informática", "Economia, Administração e Negócios", "Direito", "Biografia", "Ciências Naturais", "Ciências da Saúde", "Ciências Humanas", "Didático e Paradidático", "Educação", "Psicologia e Psicanálise", "Arquitetura e Urbanismo", "Fotografia", "Comunicação", "Artes", "Turismo e Hotelaria" e "Gastronomia".

Candidatos

Concorrem a melhor ficção do ano de 2011 os livros: "Ribamar", de José Castello (vencedor na categoria Romance);  "Desgracida", de Dalton Trevisan (na categoria Contos e Crônicas);  "Em alguma parte alguma", de Ferreira Gullar (na categoria poesia); "Obax", de André Neves (na categoria infantil) e “Antes de virar gigante e outras histórias", de Marina Colasanti (na categoria juvenil).
 
Para o Livro do Ano Não Ficção, participam os vencedores nas categorias: “Teoria/Crítica Literária” (Câmara Cascudo e Mário de Andrade – Cartas, 1924-1944); “Reportagem” (1822); “Ciências Exatas” (Teoria Quântica: estudos históricos e implicações culturais); “Tecnologia e Informática” (Aprendizagem à distância); “Economia, Administração e Negócios” (Multinacionais brasileiras: internacionalização, inovação e estratégia global); “Direito” (Fundamentos constitucionais do direito ambiental brasileiro); “Biografia” (De menino a homem – de mais de trinta e de quarenta, de sessenta e mais anos); “Ciências Naturais” (Bioetanol de cana-de-açucar – P&D para produtividade e sustentabilidade); “Ciências da Saúde” (Atlas de endoscopia digestiva da SOBED); “Ciências Humanas” (Manejo do Mundo: conhecimentos e práticas dos povos indígenas do Rio Negro);“Didático e Paradidático” (Coleção Pessoinhas); “Educação” (Impactos da violência na escola: um diálogo com professores); “Psicologia ePsicanálise” (Coração... É emoção: a influência das emoções sobre o coração); “Arquitetura e Urbanismo” (Dois séculos de projetos no Estado de São Paulo – Grandes obras e urbanização); “Fotografia” (Fotografia de Natureza); “Comunicação” (Impresso no Brasil); “Artes” (Os Satyros); “Turismo e Hotelaria” (Hospitalidade – A inovação na gestão das organizações prestadoras de serviços) e “Gastronomia” (Machado de Assis: Relíquias Culinárias).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo