Topo

Fotografias feitas por Stanley Kubrick na década de 1940 são colocadas à venda na internet

Do UOL, em São Paulo

25/11/2011 17h13

Conhecido por filmes como "Laranja Mecânica", "Lolita" e "2001 - Uma Odisseia no Espaço", o cineasta norte-americano Stanley Kubrick (1928-1999) também era fotógrafo. Em 1945, aos 17 anos, vendeu sua primeira foto -- uma imagem de um vendedor de jornal em choque com a morte do então presidente dos EUA Franklin Roosevelt. O registro foi comprado por 25 dólares pela revista "Look".

A partir daí, Kubrick passou a fazer parte da equipe da publicação, sendo o mais jovem integrante da redação, a qual deixou em 1950 para se dedicar ao cinema. Agora, a loja online VandM., em parceria com o Museum of the City of New York, coloca à venda 25 imagens do trabalho fotojornalístico do cineasta feito nesse período.

A seleção de imagens foi feita a partir de mais de dez mil negativos de Kubrick, segundo a loja. É a primeira vez que fotografias do cineasta, já exibidas em exposições e livros, são colocadas à venda.

Entre as imagens selecionadas estão retratos de personagens como um performer de circo com imensas argolas nos mamilos, a atriz alemã Betsy von Furstenberg lendo um roteiro, o político Dwight Eisenhower antes de se tornar presidente dos EUA e um cientista fazendo experimentos em um laboratório. Uma série mostra dançarinas da noite nos bastidores de um show, enquanto outra mostra garotos engraxates. Também estão inclusas muitas imagens feitas nas ruas de Nova York.

Todas as fotografias de Kubrick que estão à venda são impressas em séries limitadas e custam entre US$ 250 e US$ 2,5 mil, dependendo do tamanho e da edição.

Além das vendas, as fotografias do cineasta podem ser vistas atualmente em Moscou, em uma exposição intitulada "Stanley Kubrick: History in Photographs 1945-1950", que ocorre até 29 de janeiro de 2012 no Multimedia Art Museum.