Entretenimento

"As redes sociais são uma forma de literatura", diz o escritor Paulo Coelho

Divulgação
Paulo Coelho em entrevista a Ana Maria Braga no "Mais Você" (25/11/11) Imagem: Divulgação

Da Redação

25/11/2011 10h06

O escritor Paulo Coelho -- que revelou não ter nenhum projeto de livro para 2012 -- disse que tem usado o Twitter e o blog pessoal para escrever. "As redes sociais são uma forma de literatura, é uma nova forma de escrever, e você é obrigado a ser mais objetivo e sintético", disse em entrevista para Ana Maria Braga, no "Mais Você" desta sexta-feira (25), diretamente da sua casa em Genebra, na Suíça.

Paulo Coelho, que lançou o último livro, "Aleph", em 2010, confessou que ultimamente tem escrito mais nas redes sociais. "Eu leio, faço caminhada, e escrevo na internet, que é o que me dá prazer", acrescentou.

Sobre seu último livro, escrito depois de uma viagem do autor pela Europa, Paulo confessou que teve medo de não conseguir escrever. "Achei que não tinha capacidade de colocar tudo em palavras".

Sem fazer noite de autógrafos há aproximadamente seis anos, o escritor contou que sente falta desse contato com os leitores, mas não tem condição de atender a demanda de fãs. "É uma experiência frustrante, por que vai mais gente que o esperado e eu alegro algumas, mas deixo outras tristes, já que não consigo atender todo mundo", explicou.

O autor lembrou-se a da época de compositor, quando escreveu mais de 80 músicas em parceira com Raul Seixas, como "Eu nasci há 10 mil anos atrás" e "Sociedade Alternativa". "O Paulo Coelho daquela época é o mesmo de hoje. Tá careca, mas tem um rabinho", brincou, mostrando os poucos fios de cabelo que tem na parte de trás da cabeça.

No fim da entrevista, o escritor mostrou o abrigo nuclear que tem no subsolo da sua casa, caso haja alguma guerra na Europa e lembrou quando foi citado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em discurso no Brasil. "Minha ficha nos Estados Unidos deve estar limpíssima", brincou.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo