Topo

Artista substitui em cartaz Obama por personagem de "V de Vingança", símbolo de protestos pelo mundo

Do UOL, em São Paulo

21/11/2011 12h04

A imagem que foi ícone da campanha de Barack Obama à presidência norte-americana surgiu reformulada nesse fim de semana. Shepard Fairey, o artista plástico que é autor do cartaz com o rosto de Obama e a palavra “hope” (esperança, em inglês) substituiu o presidente pela máscara símbolo dos protestos contra corrupção na Europa e o sistema financeiro nos EUA. Trata-se do desenho do personagem anarquista da HQ "V de Vingança", criado por Alan Moore e David Lloyd, que vem servindo para garantir o anonimato dos manifestantes mundo afora.

Agora, Shepard Fairey utiliza o novo ícone para demonstrar seu apoio aos protestos, junto a uma carta que ele divulgou em seu site, apoiando o movimento contra a corrupção -- que, em sua opinião, representa e ajuda a maioria do povo norte-americano. Ele reforça que continua a acreditar no presidente Obama, a quem chama de “potencial aliado do movimento” se acaso os protestos mantiverem-se “construtivos, e não destrutivos”.

Shepard Fairey também já dedicou trabalhos pela Libertação do Tibet e pela Luta Contra AIDS. Suas obras figuram em importantes coleções de arte, como a do MoMa, em Nova York, e a do Museu Victoria & Albert, em Londres.

No momento, quarenta reproduções de uma outra gravura do artista estão em leilão para levantar dinheiro que será distribuído para ajudar a população sem-teto. As reproduções da obra “The Future is Unwritten”, criada especialmente para esta finalidade, fazem parte de um lote de cem cartazes doados para a Fundação Robert Rauschenberg, dedicada a juntar fundos para caridade. Mais da metade já foi arrematado em leilão online desde a semana passada. Os cartazes de pouco mais de um metro saem por até 2,5 mil dólares por meio do pregão na internet.