Topo

"Algumas pessoas se dizem humoristas, o Glauco era o humor", diz Toninho Mendes, curador da antologia de "Geraldão"

ESTEFANI MEDEIROS

Da Redação

18/11/2011 07h07

A antologia "Geraldão - Espocando a Cilibina" apresenta os principais personagens do cartunista Glauco com organização de Toninho Mendes, editor da Circo Editoral e responsável pela produção de revistas como "Chiclete com Banana" e a própria "Geraldão".

Lançada em novembro com a presença de Laerte, Angeli e Ipojucã Vilas Boas (filho de Glauco), o livro de capa dura reúne diversas fases dos personagens criados pelo cartunista no período em que o material foi publicado como revista. 

"O processo de organização desse livro foi um processo natural. Antes do Glauco falecer, nós já tínhamos conversado sobre a hipótese de fazer uma antologia com os 10 gibis do Geraldão", conta Toninho, que cedia sua casa como redação das revistas. 

VEJA TIRAS DA ANTOLOGIA

Além das tirinhas de Glauco, o livro também reúne material das revistas Circo e Chiclete com Banana, além de quadrinhos feitos para o cartunista.

Entre as tiras publicadas, o leitor também encontra rascunhos dos bastidores da redação de "Los Três Amigos", trio formado por Glauco, Laerte e Angeli, em que Glauco na época brincava com a sexualidade de Laerte, hoje crossdresser. 

Angeli conta que "já conhecia tudo. acompanhei quando ele fez todas essas revistas, pra mim não era novidade. A novidade é ver um livro que para na estante de pé". 

Ipojucã adianta que para 2012, a família planeja montar uma grande exposição com o material do pai. "Estamos reunindo desenhos, rascunhos, revistas, quadros e queremos montar uma grande exposição em sua homenagem em 2012". 

Glauco e o filho Raoni morreram em março de 2010. Os dois morreram em casa, em Osasco, quando dois homens invadiram a residência e atiraram no cartunista e em seu filho. O assassino, Cadu Nunes, era conhecido da família por já ter frequentado a igreja Céu de Maria, que segue os princípios do Santo Daime e foi fundada por Glauco.


Geraldão – Espocando a cilibina! Nos gibis da Circo Editorial
Autor:
Glauco
Organização: Toninho Mendes
Preço: R$77
77 páginas