Topo

Cine Joia abre nesta quinta para o público com show de Ladytron e Boss in Drama

JAMES CIMINO

Em São Paulo

17/11/2011 18h02

“O centro é meu território”, diz o empresário Facundo Guerra ao justificar sua paixão pelo centro de São Paulo, onde acaba de inaugurar mais uma casa noturna que, segundo ele, vai se tornar uma referência mundial. “Não é egotrip minha, não. Eu viajo muito pela gringa [exterior] para ver shows e tenho certeza de que o Cine Joia vai virar um dos lugares mais legais do mundo para shows.”

A casa, inaugurada na sexta-feira (11) com uma festa black-tie só para convidados e discotecagem do ex-vocalista da banda LCD Soundsystem, James Murphy, abre nesta quinta (17) para o público com shows das bandas Ladytron e Boss in Drama.

O espaço foi construído em 1952 e era uma dos cinemas mais badalados da época. Depois virou estacionamento e igreja evangélica. Após oito meses de trabalho de recuperação e de pesquisa histórica, em um processo exibido em detalhes pelo próprio Facundo nas redes sociais, a casa já tem agendados shows da banda americana The Rapture e do rapper Criolo.

O destaque da casa, no entanto, é sua arquitetura. O primeiro piso tem uma planta cuja geometria lembra a de um diamante. O sistema de iluminação foi especialmente desenvolvido para o Cine Joia e projeta imagens nas paredes da casa, com grafismos que acompanham as linhas da construção.

Waldemir Filetti/Divulgação
Não é egotrip minha, não. Eu viajo muito pela gringa [exterior] para ver shows e tenho certeza de que o Cine Joia vai virar um dos lugares mais legais do mundo para shows

Facundo Guerra, empresário da noite paulistana

De acordo com Facundo, esse sistema chamado de “mapping” será usado por todas as bandas que se apresentarem no local. “Para o show de hoje, o Ladytron mandou vídeos que eles querem que sejam exibidos durante a performance para que os iluminadores programem as projeções. É um processo complicado, mas queremos que os shows sejam especiais também para as bandas.”

After parties

Além do piso térreo, o balcão superior também possui um bar e três pequenas plataformas com bancos e peitoris para acompanhamentos dos shows. Sob esse balcão, entre o primeiro e o segundo piso, tem a pista 1 ½, que será destinada apenas para as “after partys” das bandas que se apresentarem lá.

“É um lugar meio inacabado, meio com cara de obra. Achamos melhor esse lugar do que levar as bandas para outros lugares. Acho até que combina com o estilo das bandas, porque ele é completamente ‘fora’ do Cine Joia, underground mesmo. Ali era um lugar onde eram montados os letreiros e cartazes dos filmes que eram exibidos.”


Cine Joia apresenta Ladytron e Boss in Drama
Line-up: Bruno Frika, No Breaks e Roots Rock Revolution
Quando? Quinta-feira, 17/11/11, a partir das 21h
Quanto? R$ 100 (inteira) / R$ 50 (meia)
Onde? Praça Carlos Gomes, 82 - Liberdade, São Paulo - SP