Topo

Fotógrafo brinca com ilusão de ótica em cenas criadas no chão

ESTEFANI MEDEIROS<br>Da Redação

01/11/2011 05h00

Jan Von Holleben é um fotógrafo de Berlim. Começou no mundo da fotografia aos 13 anos e hoje, aos 34, recria cenas em espaços no chão na série "Dreams of Flying" (sonho de voar), que mostra personagens soltos no espaço.

A série tem um grupo no Flickr com mais de 120 pessoas fazendo fotografias inspiradas em seu trabalho e foi indicada pelo rapper Kanye West e pelo cineasta Spike Jonze. "Um amigo seguia o blog de West, viu meu trabalho lá e me avisou na hora. Eu, como morava em uma cidade minúscula na Alemanha, precisei ser introduzido ao que ele fazia. Mas foi muito legal. Isso aumentou muito a atenção dos americanos sobre o meu trabalho", explicou o fotógrafo em entrevista ao UOL.

As cenas criadas pelo fotógrafo contam com uma equipe de duas a seis pessoas para produção. "Geralmente eu desenho a imagem e a deixo descansar um pouco. Logo em seguida estamos no local ou no estúdio e a imagem sai muito rápido. Às vezes uma imagem que demoro duas semanas pra pensar fica pronta em menos de uma hora no estúdio", conta.

"Quando comecei a estudar fotografia, estava interessado no que as crianças poderiam agregar desse universo criativo que as rodeia, que pode mudar o mundo", conta Holleben. "Então comecei a pensar em algumas ideias levando em consideração este mundo meio mágico e passei a fotográfa-los misturando minha habilidade no ensino com meu interesse na fotografia. Funcionou e criei uma série de imagens, hoje já tenho esse trabalho há dez anos", completa.

A ideia do fotógrafo já inspirou anuncios publicitários e videoclipes. Um deles é "Her Morning Elegance", que mostra a noite de sono de uma mulher, do diretor Oren Lavie.