Topo

Entretenimento

Pinturas de Bob Dylan levantam suspeitas de plágio

Da Redação

28/09/2011 10h40

As telas de Bob Dylan para "The Asia Series", exposição que estreou em Nova York em 20 de setembro, estão sendo acusadas de plágio. De acordo com o New York Times, alguns fãs estão comparando as pinturas do músico com fotografias de Henri Cartier-Bresson, Dmitri Kessel e Léon Busy.

Usuários do fórum Expected Rain destacaram a enorme semelhança da tela de Dylan intitulada "Opium" com uma fotografia de 1915 de Léon Busy da série "Indochina". No mesmo fórum, um fã chamado Okinawa Soba acusa o cantor de ter copiado seis das 18 obras de "The Asia Series" de imagens publicadas em sua conta no Flickr.

Os fãs também compararam um retrato de Henri Cartier-Bresson que mostra dois homens conversando a uma das pinturas do músico. O blog "Bob Dylan Encyclopedia" compara uma foto de 1950 de Dmitri Kessel com a tela de "The Asia Series" que traz três homens jogando.

A Gagosian Gallery, que promove as obras de Dylan, mudou a descrição da exposição de "um diário visual" para um "reflexo visual" das viagens do músico pela Ásia. "The Asia Series" traz retratos das pessoas, paisagens e arquiteturas inspiradas nas passagens de Bob Dylan por Japão, China, Coreia e Vietnã.

Compare as obras:

Foto de Léon Busy de 1915Tela "Opium", de Bob Dylan
Foto de 1923 publicada por Okinawa SobaPintura de Bob Dylan da "Asia Series"
Foto de Cartier-Bresson de 1948Pintura de Bob Dylan da "Asia Series"
Foto de Dmitri Kessel de 1950Pintura de Bob Dylan da "Asia Series"

 

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento