Topo

Entretenimento

Escultura monumental de Louise Bourgeois é instalada no Aterro do Flamengo; veja como foi a montagem

do UOL, no Rio

16/09/2011 07h00

"Aranha" gigante de Louise Bourgeois é montada no Rio
Veja Álbum de fotos

Com curadoria de Philip Larratt-Smith, a exposição "Louise Bourgeois: O Retorno do Desejo Proibido" chega ao Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio, após passar pelo Instituto Tomie Ohtake, em SP, e estará aberta ao público a partir desta sexta (16). A mostra reúne 112 trabalhos da artista plástica franco-americana, morta em 2010, entre elas a instalação "A Destruição do Pai" (1974). No Rio, as obras terão a companhia, pela primeira vez no Brasil, da escultura monumental "Maman" (1999), uma imensa aranha de bronze e aço com ovos de mármore, com dez metros de altura e pesando quase dez toneladas, que ficará no Aterro do Flamengo, do lado externo do museu.

A gigantesca escultura - uma das peças-chave para compreender a obra de Louise - foi concebida em homenagem à mãe da artista. "Minha melhor amiga era minha mãe. Ela era reflexiva, inteligente, paciente, apaixonada, razoável, delicada, refinada, indispensável, ordenada e útil, como uma aranha", escreveu a artista sobre sua obra-prima. A obra, que estava em exposição em Buenos Aires, veio de navio até o Rio e foi montada durante dois dias por uma equipe de dez homens, com a ajuda de dois guindastes, no Aterro do Flamengo. O terreno foi previamente preparado, com a colocação de oito sapatas de concreto armado com 40cm de profundidade, enterradas no chão, para garantir estabilidade à obra.

Dentro do Museu de Arte Moderna estará a versão de quatro metros de altura da obra, além de desenhos, objetos, pinturas, esculturas e instalações produzidas entre 1942 a 2009. "Louise Bourgeois: O Retorno do Desejo Proibido" busca ressaltar o papel que o inconsciente e a psicanálise exerceram sobre a produção da artista. Símbolos fálicos, elementos que remetem à sexualidade, ecos da infância, a relação conturbada com o pai são alguns dos temas que permeiam as obras. Na extensa documentação presente na exposição estão textos, diários, fotos, cartas e anotações em que a artista descreve sonhos, aflições e seu processo criativo.


"Louise Bourgeois - O Retorno do Desejo Proibido"
Onde: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, RJ, tel. (21) 2240-4944
Quando: 16 de setembro a 13 de novembro de 2011, de terça a sexta, das 12h às 18h; sábado, domingo e feriado, das 12h às 19h
Quanto: R$8

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento