Topo

Entretenimento

Exposição com desenhos de cartunista da "New Yorker" chega a São Paulo

Da Redação

06/09/2011 07h00

Depois de passar pelo Rio de Janeiro, a exposição que mostra os desenhos do cartunista da New Yorker, Saul Steinberg, chega a São Paulo para mostra na Pinacoteca. 

As obras do artista vieram para o país em 1952, quando Steinberg ainda estava vivo, em mostra no MAM. Cerca de 59 anos depois, a exposição chega à capital com 144 desenhos do artista, entre eles 43 restaurados.  

VEJA ALGUMAS DAS OBRAS EXPOSTAS
Veja Álbum de fotos

Conhecido por fazer críticas à sociedade americana em suas polêmicas capas de revista, o cartunista é famoso por seu traço contínuo, formado apenas por uma linha. A curadoria é da historiadora Roberta Saraiva. As obras foram produzidas entre as décadas de 40 e 50.  

Suas obras mostram monumentos fictícios, cenários urbanos, mulheres em casacos de pele, desfiles, além de falsos documentos, como passaportes e diplomas com assinaturas ilegíveis que o desenhista colecionada.

Em entrevista ao Instituto Moreira Sales, o cartunista Ziraldo conta que se inspirou muito no trabalho de Steinberg e que dentre outras qualidades, o cartunista consegue "fazer literatura com a linha". Veja vídeo com a entrevista aqui

Os trabalhos do artista também estão reunidos no livro que leva o mesmo nome da exposição e que vai ser lançado junto com a exposição. 


"SAUL STEINBERG: AVENTURAS DA LINHA"
Abertura para o público:

Onde: Pinacoteca de São Paulo (Praça da Luz, 2 São Paulo, SP - Tel. 55 11 3324-1000) 
Quando: Em cartaz até 6 de novembro. De terça a domingo das 10:00 às 17:30
Entrada: R$6

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento