Topo

São Paulo recebe bonecos de diversas partes do mundo em festival gratuito

Da Redação

17/08/2011 07h00

Bonecos de diversas partes do mundo irão passar, nos próximos dias, por palcos do Teatro do Sesi e do parque Ibirapuera, em São Paulo. A capital paulista recebe, entre 17 e 21 de agosto, o festival de teatro de animação "Sesi Bonecos do Mundo".

Em cena, 22 companhias da Rússia, Espanha, Itália, Peru e do Chile se misturam a grupos brasileiros como o XPTO, de São Paulo, e a Duas Companhias, de Pernambuco, em apresentações em palcos e, também, no meio do público -- o grupo mineiro Giramundo, por exemplo, abre a programação do Ibirapuera, no sábado (20), com um espetáculo encenado junto aos espectadores. No parque, para permitir que um público maior acompanhe as apresentações, telões estarão dispostos pelo local.

A programação de todo o evento é gratuita e inclui oficinas e exposições. O Ibirapuera recebe no fim de semana, por exemplo, um ateliê com os Mestres Mamulengueiros, no qual "bonequeiros" tradicionais como Tonho de Pombos e Zé da Vina ensinam ao público a técnica que usam.

Entre as atrações internacionais, da Rússia destaca-se o mestre de marionetes Victor Antonov, que apresenta o espetáculo "Circo em los Hilos", no qual mostra números de circo realizados por bonecos usando a técnica de fios [saiba mais sobre a técnica no vídeo ao lado].

No sábado, o festival conta com show do grupo Pequeno Cidadão, às 20h30 no Ibirapuera. O grupo é parceria de Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra e toca músicas para crianças, com repertório inspirado nos filhos dos artistas.

Criado em 2004, o festival segue para o Rio dia 22, logo após passagem por São Paulo.


FESTIVAL SESI BONECOS DO MUNDO
Quando:
de 17 a 21/8
Onde: Teatro do Sesi (de 17 a 19/8; espetáculos às 19h e 21h) e parque Ibirapuera (20 e 21/8; espetáculos a partir das 16h30)
Quanto: entrada gratuita
Site oficial: http://sesibonecos.com.br/2011