Topo

Masp recebe arte de rua internacional em "De Dentro e de Fora"; veja obras e conheça os artistas

Colaboração para o UOL

16/08/2011 15h10

De 17 de agosto a 23 de dezembro, o Masp recebe a mostra de artistas de rua estrangeiros "De Dentro e de Fora/Inside Out Outside In". Os trabalhos, criados especialmente para a exposição, ocupam a galeria Clemente Faria, no subsolo do museu, e também as imediações do Masp.

"De Dentro e de Fora" reúne oito artistas da Argentina, França, República Tcheca e Estados Unidos, que criaram seus trabalhos durante estadias de cerca de um mês no país. "A montagem foi construída coletivamente", explica Baixo Ribeiro, marchand da galeria Choque Cultural, e um dos responsáveis pela curadoria da mostra, "não houve um plano estabelecido previamente, tudo foi feito no local, a partir da intervenção dos artistas".

Para Ribeiro, a montagem reflete uma característica própria da street art, que é sua capacidade de adaptação ao ambiente. "Tentamos realçar essa habilidade que o artista de rua tem de improvisar. Ele sabe que tem um outro artista ali do lado, que a obra dele não está 'isolada', mas ele usa isso para potencializar o seu trabalho", explica

"De Dentro e de Fora/Inside Out Outside In" é um desdobramento da mostra "De Dentro pra Fora/De Fora pra Dentro", realizada entre 2009 e 2010, também no Masp, que exibiu nomes da street art brasileira.

A exposição contará ainda com dois "convidados especiais" brasileiros, o coletivo Bijari, que desenvolveu uma instalação especialmente para o Masp, e o grupo Dubversão, que fará uma apresentação no vão livre do museu, nesta terça (16), durante a abertura da mostra.

Veja abaixo um perfil dos artistas estrangeiros que participam de "De Dentro e de Fora/Inside Out Outside In". (Antonio Farinaci)

CHU
O trabalho do artista portenho Julian Pablo Manzelli, o Chu, tem raízes na cultura urbana e no skate, com forte influência do desenho gráfico. Trabalha com murais, mas também com bonecos e animações. Foi o responsável por desenvolver a linguagem visual do canal Locomotion, em 2001.

Veja mais na Internet
http://www.studiochu.tv
http://www.doma.tv
http://www.turbogaleria.com
http://www.sambotoys.com
http://www.globolab.tv
 
DEFI
Gustavo Gagliardo, argentino Defi, trabalha com tinta acrílica, spray, lápis e giz para criar murais abstratos ou de personagens coloridos (gatos, polvos, naves, nuvens...) que parecem saltar da parede, num “acidente” visual. Além de murais, faz esculturas e instalações com miniaturas de objetos, em pequenas vitrines. Um de seus trabalhos na mostra, uma série de dioramas “encapsulados” numa estrutura de madeira, está no mezanino da galeria.

Veja mais na Internet:
http://flicker.com/eldefi
http://www.lindokiller.com
 
INVADER
O francês conhecido como Invader (ele não revela publicamente seu nome real nem se deixa fotografar sem máscara) faz pequenos murais de azulejo baseados nos ícones gráficos do game “Space Invader”. Já deixou trabalhos em mais de 50 cidades pelo mundo, geralmente em locais de grande movimento, mas também em pontos de difícil acesso, como o letreiro de Hollywood. Em São Paulo, deixou mais de 50 “invaders” pelas ruas, além de um grande mural no subsolo do Masp.

Veja mais na Internet:
http://www.space-invaders.com
 
J.R.
O francês J.R. (que também não revela seu nome verdadeiro) chama o trabalho que faz de “fotograffiti” —grandes retratos em larga escala produzidos a partir de imagens fotográficas. JR foi responsável pela maior exposição “ilegal” até hoje: em 2007, instalou retratos de israelenses e palestinos, frente a frente, em oito cidades palestinas e israelenses. Seu trabalho na mostra é uma reprodução da foto “Aldeia Kaiowá, Takuaryty”, de José Roberto Ripper (Coleção Pirelli), e pode ser visto no tapume que cobre a fachada do Edifício Masp Vivo, anexo do museu, na avenida Paulista.

Mais na Internet:
http://www.jr-art.net
 
POINT
Um dos pioneiros da arte de rua na República Tcheca, Honza Kalab, o Point, tem seu trabalho filiado ao chamado “wild style”, com influência de vetor, design gráfico e digital (3D). Baseado em suas experimentações, faz esculturas com tipografia. Uma das características de seu trabalho é reproduzir sempre seu codinome, nem sempre de maneira óbvia. Na exposição, criou letras gigantes que ocupam o vão central da galeria e dialogam com as rampas de acesso.

Mais na Internet:
http://www.onepoint.cz
 
REMED
Com influência do design gráfico dos anos 70 e da art nouveau, Guilo Remed cria grandes murais de cores chapadas e formas simples. Na exposição, é seu o mural no subsolo da galeria, de fundo preto, em que se misturam tipografia e personagens de formas humanas.

Mais na Internet:
http://remed.es
 
SWOON
A californiana Caledonia Curry, conhecida como Swoon, trabalha com grandes colagens e xilogravuras, que geralmenbte retratam pessoas próximas a ela. A artista virá ao Brasil em setembro para fazer uma instalação no vão livre do Masp. Na exposição, são suas as grandes colagens apoiadas nas rampas de acesso ao subsolo da galeria.
 
TEC
Além de trabalhar com grafite e animação, o argentino Tec tem se dedicado ultimamente a uma pesquisa com esculturas biomecânicas. Um de seus trabalhos na exposição são os ursos mecânicos de pelúcia.

Veja mais na Internet:
http://www.tecalbum.com
http://www.flickr.com/people/tectec
http://www.mundofase.com
http://www.inhospitalfriends.com
 

"DE DENTRO E DE FORA"
Quando:
de 16/8 (abertura para convidados, a partir das 18h30) a 23/12. Visitação de terça a domingo, das 11h às 18h. Quintas, das 11h às 20h. A bilheteria fecha meia hora antes
Onde: Masp (av. Paulista, 1578)
Quanto: R$ 15. Estudante paga meia (R$ 7,50). Até 10 anos e acima de 60: entrada livre. Às terças, entrada gratuita