Entretenimento

Mapa do Maroto e outras reproduções são destaque do livro 'Harry Potter: A Magia do Cinema'

HELOÍSA DALL'ANTONIA

Da Redação

12/08/2011 07h00

'Harry Potter: A Magia do Cinema', publicado pela Panini Books, volta às lojas por ocasião do lançamento do último filme da saga. Trata-se de um presente e tanto para os fãs que derramaram lágrimas e sentiram o vazio profundo com as últimas cenas da segunda parte de 'As Relíquias da Morte'. O livro é um objeto de coleção para iniciados da franquia, seja pela quantidade de informação de bastidores ou por seus detalhes internos.

Fazem parte da obra várias reproduções de objetos cênicos bastante semelhantes aos vistos originalmente nas telonas. Estão lá a carta de admissão de Harry Potter em Hogwarts, o Mapa do Maroto, o convite do Baile de Inverno, o catálogo de produtos da loja Gemialidades Weasley, o programa da Copa Mundial de Quadribol, o catálogo da loja Borgin & Burkes, uma versão de algumas páginas dos Estudos Avançados no Preparo de Poções, os decretos educacionais assinados por Dolores Umbridge e o passaporte de identificação de entrada no Ministério da Magia de Mafalda Hopkirk.

As 160 páginas trazem ainda detalhes dos longas, com declarações do elenco, diretores e equipe de produção, muitas fotos de bastidores e de objetos vistos nas cenas dos filmes, rascunhos e artes conceituais de cenários e de figurinos dos personagens. Entre as muitas informações da publicação estão um mapa detalhado do Beco Diagonal, fotos dos cômodos da Toca dos Weasley, a tapeçaria com a árvore genealogica dos Black e muitos outros elementos de cena que serão facilmente reconhecidos por quem assistiu todos os filmes e queria poder entrar na história para ajudar Harry, Hermione e Rony.

Curiosidades sobre as inspirações da equipe cinematográfica, assim como suas concepções em estúdio também são apresentadas, ilustradas por outros materiais, como páginas dos roteiros, fotos dos atores com seus dublês, desenhos como o da lista de objetos perdidos por Luna Lovegood, páginas de O Profeta Diário e 'carimbos' de Hogwarts.

Nos bastidores
Entre as saborosas histórias contadas pela equipe há o relato de Rupert Grint (intérprete de Rony), que ainda no primeiro filme, quando tinha 10 anos, resolveu fazer um desenho 'nada lisonjeiro' de Alan Rickman (que deu vida a Severo Snape) durante as gravações de aulas em Hogwarts, confiscado minutos depois pelo próprio Rickman; ou da homenagem feita pela equipe de produção quando Millie, hamster de estimação de Emma Watson, morreu durante as filmagens de 'A Câmara Secreta'. Há até mesmo o relato do acidente causado por Helena Bonham Carter (Belatriz Lestrange) ao improvisar uma cena de tortura quando filmava a cena de seu encontro com Matthew Lewis (Neville Longbottom) em 'A Ordem da Fênix' - ela acabou perfurando o tímpano do ator com sua varinha.

Fim da saga
Infelizmente, porém, a publicação abrange material apenas até 'As Relíquias da Morte 1'. Sobre o último filme da série há apenas algumas imagens de artes conceituais e fotos de Gringotes e da Sala Precisa.


'Harry Potter: A Magia do Cinema'
Editora: Panini Books
Preço sugerido: R$ 76
160 páginas

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo