Entretenimento

Artista francês espalha seus "invasores do espaço" pelos muros de São Paulo; veja fotos e mapa

ANTONIO FARINACI
Colaboração para o UOL

05/08/2011 13h19

Desde a semana passada, os muros de São Paulo têm sido "invadidos" por trabalhos do artista de rua Invader. São cerca de 50 pequenos mosaicos coloridos feitos de azulejos ou pastilhas, localizados em vias de grande movimento da cidade, como a Teodoro Sampaio, Consolação, Paulista e Augusta.

O artista francês de 42 anos, que não revela seu nome verdadeiro, esteve no Brasil a convite da galeria Choque Cultural. Os trabalhos colados pela cidade são parte da exposição "De Dentro e de Fora", que abre no Masp no dia 17 de agosto, e que reúne artistas estrangeiros de arte de rua -- uma 'continuação' da mostra "De Dentro para Fora / De Fora para Dentro", promovida pelo museu entre 2009 e 2010, apenas com artistas de rua brasileiros.

Invader empresta seu nome e o estilo de seus mosaicos do game eletrônico "Space Invaders". Suas imagens -- naves e monstrinhos alienígenas -- fazem lembrar os ícones estilizados, em linhas simples, do jogo dos anos 80.

Mais de 50 cidades no mundo já receberam suas "invasões", mais da metade delas na França, seu país natal. Seus trabalhos costumam ficar em esquinas e locais de grande tráfego, geralmente, a uns 2,5 metros de altura, o que obriga as pessoas a erguerem a cabeça para olhar, ao passar pela rua (e o que dificulta sua remoção).

Uma de suas intervenções mais conhecidas -- e de mais difícil acesso -- está no célebre letreiro de Hollywood (há um vídeo na Internet que documenta a façanha), em que Invader colou mosaicos em oito das nove letras.

Em setembro, será lançado um mapa com as intervenções de artista em São Paulo. Abaixo, uma relação dos trabalhos de Invader que o UOL descobriu pela cidade.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo