Topo

Varanda Elétrica de camarote de Gil pode ser proibida no Carnaval de Salvador

Preta Gil e Gilberto Gil no Expresso 2222 no Carnaval 2011 - Mastrangelo Reino / Folha Imagem
Preta Gil e Gilberto Gil no Expresso 2222 no Carnaval 2011 Imagem: Mastrangelo Reino / Folha Imagem

LUIZ FRANCISCO<br>Colaboração para o UOL, em Salvador

03/08/2011 20h25

Uma medida anunciada pelo Conselho do Carnaval de Salvador deixou inconformada a empresária Flora Gil, mulher do cantor e compositor Gilberto Gil. Segundo Fernando Bulhosa, presidente do conselho, está proibida na folia do ano que vem a utilização de estruturas como gruas e passarelas que são instaladas principalmente por proprietários de camarotes e emissoras de televisão.

Em uma reunião realizada na semana passada com alguns empresários, Bulhosa alegou que as estruturas prejudicam a festa porque provocam engarrafamentos de trios -- a maioria dos artistas deixa os trios para se apresentar em praticáveis montados pelos camarotes, impedindo a passagem de outros trios. Um estudo realizado pela Prefeitura de Salvador revelou que, após a instalação das passarelas, os trios passaram a fazer o percurso estabelecido pela coordenação da festa em sete horas -- antes, eram cinco horas.

Indignada com o anúncio, que ainda não foi referendado pela prefeitura, Flora Gil publicou em seu Twitter que a Varanda Elétrica poderia ser excluída do Carnaval. "A Varanda elétrica do Expresso 2222 poderá ser proibida, segundo o presidente do Conselho Municipal do Carnaval da Bahia", escreveu. Em seguida, tuitou novamente: "Proibir a Varanda Elétrica é desaforo", disse Flora Gil, responsável pelo espaço que fica no circuito Barra/Ondina (orla).

O presidente da Saltur (empresa de turismo de Salvador), Cláudio Tinoco, disse na noite desta terça-feira (3) ao UOL que não foi informado sobre a medida. “Houve conversas, mas nada ficou definido. Somente a prefeitura pode alterar alguma coisa relacionada ao Carnaval e, sinceramente, acho muito difícil esta medida ser implantada."

Sem os tradicionais encontros de trios que sempre marcaram o Carnaval de Salvador, os artistas aproveitam o prestígio de Gilberto Gil para dar 'canjas' em seu camarote. Pela Varanda Elétrica, por exemplo, já passaram Caetano Veloso, Bono Vox, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, além do ex-ministro da Cultura.