Topo

Miles Davis é tema de exposição no Rio e em São Paulo

Da Redação

01/08/2011 07h00


A vida e obra do jazzista Miles Davis é tema de uma exposição que começa no Rio de Janeiro e termina em São Paulo. A mostra "Queremos Miles - Miles Davis, Lenda do Jazz", instalada no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) da capital fluminense, abre nesta segunda-feira (1º) para convidados e na terça (2) para o público em geral. Com entrada franca, a mostra poderá ser vista até o dia 28 de setembro, de terça a domingo, das 9h às 21h.
 
Concebida pela Cité de La Musique de Paris, organizada com o apoio da família e dos gestores da obra do artista, a exposição "Queremos Miles - Miles Davis, Lenda do Jazz" traça o percurso do músico, desde a cidade de sua infância, East St. Louis (Illinois), até os últimos anos de sua vida. Dividida em oito sequências temáticas, a exposição traz documentos e objetos, alguns deles inéditos. 
 
Entre as fotos expostas estão retratos em estúdio de Miles com Herbie Hancock, Charlie Parker, John Coltrane e Wayne Shorter, entre outros; instrumentos (os trompetes de diversas cores, usados em gravações e concertos históricos) e de outros músicos que conviveram com ele, como a percussão de Airto Moreira e o sax de John Coltrane, além de partituras e capas de disco. No ambiente da mostra, o visitante poderá ouvir a música de Miles Davis em suas diversas fases. 
 
A mostra será expandida para dois encontros, também no CCBB do Rio de Janeiro: dia 02/08 com a presença de familiares  e amigos de Davis, e o curador da mostra, Vincent Bessières; e no dia 28 de setemrbo, data do falecimento de Miles, uma mesa redonda mediada pelo jornalista Antonio Carlos Miguel com especialistas.
 
Depois do Rio de Janeiro, a exposição será instalada em São Paulo, no Sesc Pinheiros, de 19 outubro a 25 de janeiro de 2012, também com entrada franca.