Topo

"Enciclonérdia" explica termos nerds para pessoas comuns

HELOÍSA DALL'ANTONIA

Da Redação

28/07/2011 07h00

Você já passou pela situação de estar com amigos quando alguém faz uma piada sobre os ‘camisas vermelhas de Star Trek’* e todos caem na risada, menos você? Tudo bem. O mundo nerd chega ao alcance de mortais comuns com o lançamento de “Enciclonérdia – Almanaque de cultura nerd”, dos irmãos Rosana Rios e Luís Flávio Fernandes, da Panda Books.

“Estávamos trabalhando numa novela juvenil de aventura, e não parávamos de colocar referências nerds no texto. Foi então que tivemos a ideia de fazer um compêndio de nerdices. Começamos fazendo uma lista de todas as referências que lembrávamos: filmes, livros, seriados, frases, personagens e objetos de desejo nerds. A lista ficou imensa”, conta Rosana. O livro acabou ficando com quase 300 verbetes, abrangendo literatura, HQs, ciências, tecnologia e nerds famosos do mundo real, entre os citados pela autora.

Estão lá explicações como o que é um holodeck, como surgiu a língua élfica, quem é Sheldon Cooper e como entender o paradoxo espaço-tempo, entre outras. Por serem os próprios escritores nerds de carteirinha (aficionados por ‘Star Trek’ desde que a série original passou na TV pela primeira vez, vale dizer), os textos, mesmo sendo voltados para a compreensão dos termos, não desapontam quem conhece os assuntos de trás para frente.

Os termos relativos à ciência e tecnologia foram os que deram mais trabalho para que a linguagem fosse simplificada, a fim de que qualquer pessoa pudesse entendê-los, como o que é o Bóson de Higgs, por exemplo. O verbete, que ganhou uma página inteira da publicação, é fundamental para que se conclua para que serve o LHC, o acelerador de partículas do CERN, na Suíça, assim como para compreender alguns dos diálogos entre os personagens da série "The Big Bang Theory".

Um site para todos reunir
Como várias curiosidades ficaram de fora da publicação (“tínhamos de parar ou o livro ficaria com mais de 1000 páginas”, confessa Rosana), o site www.enciclonerdia.com.br está sendo o repositório daquilo que não ganhou espaço no papel. O endereço vai contar com conteúdo que os próprios autores tiveram de cortar e com sugestões dos leitores (que podem ser enviadas pelo próprio site ou para o endereço nerdpedia@gmail.com). Mas um segundo volume não está descartado pela dupla.

Tentar dominar o mundo
Nem sempre foi fácil ser nerd. O termo, segundo a “Enciclonérdia”, é definido pelo Oxford Dictionary como um adjetivo a pessoas que são excessivamente interessadas por algum assunto e que têm dificuldade em se relacionar com os outros, uma explicação bastante estereotipada. O tempo passou, e se há duas décadas pensar em indivíduos assim era lembrar do filme "A Vingança dos Nerds", hoje muita gente daria a vida para trabalhar com Steve Jobs (Apple) ou Mark Zuckerberg (Facebook), nerds residentes de suas próprias grandes empresas. O dever nerd de ‘tentar dominar o mundo’ nunca esteve tão em voga.

“Felizmente, a nerdice é algo sem fim e como todo nerd é um grande curioso, esperamos ainda conhecer muitas outras facetas da Cultura Nerd e 'trocar figurinhas' com grupos que entendem de diferentes assuntos entre os que formam esse grande painel cultural que está nerdificando o mundo”, opina Rosana.

*Para os não-nerds, os ‘camisas vermelhas’ de “Star Trek” eram os coadjuvantes que morriam no cumprimento do dever da tripulação da Enterprise, personagens ‘descartáveis’, digamos assim.


"Enciclonérdia - Almanaque de cultura nerd"
Luís Flávio Fernandes e Rosana Rios
248 páginas
Panda Books
Preço sugerido: R$ 39,90