Topo

Exposição "Invente um Sorriso" é destaque no Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), em São Paulo

Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) traz interatividade para São Paulo (2011) - Divulgação
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) traz interatividade para São Paulo (2011) Imagem: Divulgação

Da Redação

23/07/2011 07h00

Em São Paulo até o dia 28 de julho, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), maior evento do gênero no Brasil e na América Latina, junta arte, tecnologia e interatividade.

O Projeto Paulista Avenida Interativa (PAI) ocupa galerias e espaços culturais e exibe obras que utilizam meios eletrônicos. Um dos destaques é a exposição "Invente um Sorriso", na qual o público pode ser fotografado e fazer parte da obra.

Há também exibição de alguns filmes de animações, realizadas por produtores nacionais e internacionais, no vão livre do MASP. As obras podem ser vistas, gratuitamente, em diversos locais da Avenida Paulista - Instituto Cervantes, Conjunto Nacional, Livraria Cultura, vão livre do MASP, Livraria Fnac, estações do metrô, Centro Cultural São Paulo e Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso.

Entre os destaques estão:

Metrô Vila Madalena - Até 28/07- das 10h às 20h
Game Toys- Christoffer Hedborg - Suécia
O ângulo em que você observa cada brinquedo é a chave para colocá-lo em ordem neste jogo sobre consciência espacial. Veja se consegue solucionar os 12 brinquedos nesta experiência de caráter zen.

Game Paper Pane- Enjmin - França
PaperPlane é um vídeo em que você faz um avião de papel voar através de típicas memórias da infância. Você dá vida a essas memórias voando perto dele.

MASP- Av. Paulista, 1578  até 22/07 – a partir das 17h30
File Cinema Free
Instituto Cervantes- Av. Paulista, 2439 - até 28/07, terça a sexta-feira, das 8h às 21h, aos sábados, das 9h às 15h, às segundas-feiras das 8h às 20h.

Livraria Cultura- Av. Paulista, 2073 - até 28/07 - das 10h às 20h.
"Invente um sorriso"
A proposta interativa convida o público a fotografar e fazer parte da obra.

Game: Flow - That Game Company: Jenova Chen - Estados Unidos
Flow é um jogo sobre como pilotar um organismo aquático através de uma biosfera surreal onde os jogadores consomem outros organismos, evoluem e levam seus organismos para o abismo.

Instant- Joachim Smetschka | Áustria
Videoinstalação baseada em oito retratos fotográficos diferentes. Este experimento de percepção visual consiste em 35.992 imagens intermediárias geradas sinteticamente, que são a matéria-prima de um “retrato de base temporal”. O retrato muda gradualmente no decorrer de 24 minutos, negando ao espectador as possibilidades costumeiras de identificar e memorizar traços humanos individuais.

MAQUINEMA: Tom Jantol | Croácia
Serão apresentadas 5 animações.

Conjunto Nacional- Av. Paulista, 2073 - até 28/07 - das 10h às 20h.
Open CIicuit - Martin Rumori, Franziska Windisch & Ludwig Zeller- Alemanha
Um labirinto silencioso criado com trilhas de cobre abertas no chão transporta os sinais elétricos de um repositório sonoro multicanal. Ao colocar cilindros-alto-falantes sem fio sobre elas, as camadas de som transportadas tornam-se audíveis e é possibilitada a interpretação pelos visitantes.