Topo

Em San Diego, Spielberg fala sobre a realização de "Tintim" e confirma produção de ''Jurassic Park 4''

ADRIANA TERRA

Enviada especial a San Diego (EUA)

22/07/2011 17h07

Em sua estreia no megaevento de cinema, TV e quadrinhos Comic-Con, em San Diego, o diretor Steven Spielberg recebeu o Inkpot Awards, prêmio por sua colaboração na cultura pop ao longo da carreira, e falou sobre o longa que adapta os quadrinhos de Hergé, "As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne". Muito aplaudido pelo público, o diretor surgiu logo após a exibição de um vídeo com diversos trechos de filmes seus, como "E.T. - O Extraterrestre", "Tubarão" e "Jurassic Park". Ele adiantou que a quarta parte da franquia dos dinossauros está em estágio avançado, com história pronta e roteirista contratado.

"[Em 'Tintim'] quisemos selecionar um elenco que se parecesse com os personagens de Hergé, não quisemos estrelas, quisemos homenagear Hergé", disse o diretor, ao lado de Peter Jackson, produtor do filme. No longa, Jamie Bell é Tintim, enquanto Andy Serkis é o Capitão Haddock e Daniel Craig é Rackham. O filme é feito com a técnica de captura de movimento, as cenas são filmadas com atores reais e depois animadas.

"Jamie Bell foi sugestão do Peter, e ele é de fato o Tintim, conforme filmávamos ele se tornava mais o Tintim", disse Spielberg, "E obviamente temos Andy Serkis, que aprendeu tudo comigo", brinca Jackson ao falar do Gollum de "O Senhor dos Anéis". Serkis fez uma aparição surpresa ao fim da apresentação, na hora em que o público pode fazer perguntas, imitando um fã maluco pelos ídolos, figura comum na Comic-Con - "Vocês são os melhores cineastas do mundo!!", disse ele, usando um óculos 3D.

TRAILER DO FILME ''AS AVENTURAS DE TINTIM - O SEGREDO DO LICORNE''

No painel, Spielberg contou como foi seu primeiro contato com a HQ do belga Hergé. "Conheci Tintim em 1981 a partir de uma resenha francesa, comparavam meu filme com algo chamado 'Tintim', não sabia o que era. Então comprei um livro dele. Eu não leio francês mas as ilustrações me fascinaram", disse o diretor.

Já Jackson contou que é fã de Tintim há muito tempo. "Desde os seis anos de idade coleciono livros dele. Era fã antes mesmo de saber ler. Depois que aprendi a ler descobri que as histórias eram incríveis, coisas que eu adoraria viver estavam ali. E daí, quando você vê o livro já adulto reconhece as influências, Buster Keaton, filmes de Hollywood que estão ali", diz.

Em relação a tecnologia usada no filme, Spielberg diz que "a captura de movimento é uma midia que não é boa para todos os filmes, mas para essa história funcionou. Filmei em lugares que se estivesse fazendo um live-action (mistura de animação com atores reais) não conseguiria".

Sobre a parceria com Peter Jackson, Spielberg conta que, "depois do George Lucas, esta é a melhor colaboração que já tive. É como se estivesse trabalhando com um irmão, é muito fácil".

Os dois responderam ainda perguntas dos fãs sobre preferências. Spielberg contou que a melhor época de sua carreira foi filmando a franquia "De Volta para o Futuro", e que um filme que gostaria de ter feito é "Beleza Americana", de Sam Mendes. Já Jackson brincou dizendo que um filme que gostaria de fazer é "Tintin".

Ao fim da apresentação, um fã conseguiu conhecer Spielberg e tirar fotos com ele. Vestindo uma camiseta com uma longa frase que pedia para conhecer o diretor, ele fazia a última pergunta permitida ao público quando Spielberg o chamou ao palco. O diretor tirou fotos da camiseta, assim como Jackson, que se divertiu com a situação.

Jurassic Park 4

Em relação a projetos futuros, Spielberg adiantou que "Jurassic Park 4" já tem uma história e que "poderá ser visto" em três ou quatro anos, enquanto Peter Jackson contou que "O Hobbit" está no momento em uma pausa, e que já foram filmados 60 dias, tendo agora 200 pela frente. Questionado pelo público, Jackson disse também que um filme de horror no estilo de "Fome Animal" (1992), do começo de sua carreira, não está fora de seus planos.