Pintor Lucian Freud, importante representante da arte figurativa, morre em Londres, aos 88 anos
Lucian Freud, pintor alemão radicado na Inglaterra, conhecido por seus retratos realistas, morreu nesta quarta-feira (20) em Londres, aos 88 anos, segundo informou nesta quinta-feira (21) seu agente nova-iorquino, William Acquavella.
Acquavella explicou em comunicado que o artista morreu ontem à noite em sua residência londrina após uma doença, sem dar mais detalhes.
O agente descreveu Freud como "um dos grandes pintores do século 20" e disse que ele "vivia para pintar e pintou até o dia de sua morte, afastado do barulho do mundo da arte".
Freud já era uma figura importante das artes plásticas londrinas quando, nos anos do pós-guerra, começou a produzir uma série de retratos que o estabeleceram como uma figura proeminente da arte figurativa.
Em 2008, ele se tornou o pintor vivo mais bem cotado, quando seu trabalho "Benefits Supervisor Sleeping" (1995), no qual uma mulher obesa aparece recostada em um sofá, foi leiloado por US$ 33,6 milhões na sede nova-iorquina da casa de leilões Christie's.
Ao ser informado da notícia de sua morte, o diretor do grupo de galerias britânicas Tate, Nicholas Serota, louvou a genialidade do artista.
"A vitalidade da nudez, a intensidade de suas naturezas mortas e a presença de seus retratos garantem a Lucian Freud um lugar único no panteão da arte do século 20 tardio", declarou.
Neto do psicanalista Sigmund Freud, Lucian nasceu em Berlim em 1922 e migrou para o Reino Unido acompanhado da sua família em 1933, quando tinha 10 anos, escapando do início do regime nazista.
* Com agências inernacionais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.