Entretenimento

Com saga "Crepúsculo" e "Tintin" de Spielberg, maior feira de cultura pop do mundo começa nesta quarta-feira nos EUA

ADRIANA TERRA
Enviada especial a San Diego (EUA)

20/07/2011 07h00

Ainda faltam dois dias para o painel de "Amanhecer - Parte 1", penúltimo filme da saga "Crepúsculo", mas fãs de Bella e Edward já estão acampados no gramado do Centro de Convenções de San Diego na tarde de terça-feira (19), na cidade californiana que recebe entre os dias 20 e 24 de julho a 42ª edição da Comic-Con.

Surgida em 1970 como uma convenção para fãs de quadrinhos, a feira que em 2010 reuniu cerca de 130 mil pessoas aborda hoje não só HQs, mas filmes e séries de TV que atraem o grande público, tenham alguma ligação com quadrinhos ou não -- motivo de constantes críticas ao evento.

Além de "Amanhecer" (o elenco fala sobre o filme na quinta-feira), o destaque deste ano é a possível presença de Steven Spielberg, que deve participar pela primeira vez da Comic-Con. Spielberg é esperado para falar na sexta-feira sobre a animação "As Aventuras de Tintim", adaptação de quadrinho do cartunista Hergé que está dirigindo, com estreia prevista para o fim do ano no Brasil.

No evento dedicado a fãs, o diretor Guillermo Del Toro ("Labirinto do Fauno") se junta a Jon Favreau ("Cowboys e Aliens") para discutir o futuro da cultura pop, enquanto Robert Rodriguez ("Machete") fala ao público sobre seus novos projetos. O próximo filme do Homem-Aranha é tema de debate com Andrew Garfield, o novo Peter Parker, e Emma Stone, a Gwen Steacy.

Enquanto em 2010 Angelina Jolie e Sylvester Stallone atraíram muita atencão, em 2011 os astros hollywoodianos que estão na Comic-Con são Nicolas Cage, que fala sobre "Motoqueiro Fantasma 2: O Espírito da Vingança"; Justin Timberlake, que apresenta o filme "In Time"; Colin Farrell, que fala sobre filme baseado em livro de Philip K. Dick, "Total Recall"; e Charlize Theron, atriz de "Snow White and The Huntsman", versão de "Branca de Neve" que conta com Kristen Stewart como protagonista.

Entre as atrações de televisão -- que este ano ganham mais espaço, ocupando muitas vezes o principal teatro do evento, o Hall H -- destacam-se um painel sobre "Glee", no qual diretor e integrantes do elenco devem revelar novidades de próximas temporadas, e a presença de Matt Groening, criador de "Os Simpsons", falando sobre o episódio de número 500 da série, que irá ao ar em 2012.

  • Adriana Terra/UOL

    Gabriel Bá e Fábio Moon na Comic-Con 2010

Brasileiros no 'Oscar da HQ'

Vencedores de três Eisner Awards, a mais importante premiação dos quadrinhos, os irmãos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá concorrem este ano com a HQ "Daytripper" como melhor série especial.

"Concorrer ao Eisner é sempre muito emocionante, é como uma prova de que as pessoas realmente leram a sua HQ e que você fez um trabalho bem feito", acredita Gabriel, que está em San Diego ao lado do irmão para o evento.

"A indicação ao Eisner chama bastante atenção pro trabalho e esperamos que isso atraia novos leitores, principalmente no Brasil, quando for lançada a edição nacional no início de setembro. Mas nunca é fácil concorrer, estamos muito nervosos", diz ele.

"Daytripper" foi lançada fora do Brasil pelo selo Vertigo da editora DC. A entrega do Eisner Awards ocorre na noite de sexta-feira dentro da programação da Comic-Con.

Ainda dentro do universo que dá nome ao evento, a convenção em San Diego recebe na quinta-feira um painel comemorativo dos 30 anos de "Love & Rockets", uma das mais importantes séries dos quadrinhos alternativos, criação dos Hernandez Brothers, os californianos Gilbert, Jaime e Mario.

Os irmãos participam de debate sobre a série e também lançam e autografam livro no estande da editora Fantagraphics.

  • Reprodução

    Personagens da HQ "Love & Rockets", tema de bate-papo nesta Comic-Con

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo