Topo

Flip começa nesta quarta-feira em Paraty com colombianos, Joe Sacco e David Byrne

Da esq. para a dir., David Byrne, Paola Olaixarac e Joe Sacco, convidados da Flip 2011 - Montagem UOL
Da esq. para a dir., David Byrne, Paola Olaixarac e Joe Sacco, convidados da Flip 2011 Imagem: Montagem UOL

Da Redação*

06/07/2011 07h00Atualizada em 06/07/2011 11h36

A 9ª Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, começa na noite desta quarta-feira (6) na cidade fluminense, em edição dedicada ao ícone do modernismo brasileiro Oswald de Andrade (1890-1954). A abertura do evento tem conferência do crítico Antonio Cândido, às 19h, seguida de show de Elza Soares.

A lista de convidados desta Flip inclui entre seus destaques os colombianos Laura Restrepo e Héctor Abad Faciolince, que no próximo domingo discutem as cicatrizes das ditaduras latino-americanas e da violência política na Colômbia.

Restrepo, autora do romance "Delírios", exilou-se no México e na Espanha depois das ameaças de morte que recebeu nos anos 1980 por sua aproximação ao então movimento guerrilheiro colombiano M-19. Em 2009, publicou sua mais recente obra, "Heróis Demais", ambientada no regime ditatorial de Jorge Videla na Argentina da segunda metade da década de 1970.

O assassinato em 1987 do humanista colombiano Héctor Abad Gómez pelas forças paramilitares inspirou seu filho, Héctor Abad Faciolince, a escrever seu primeiro trabalho, "A Ausência que Seremos", um romance na qual reflete a personalidade de seu pai e seus anos de luta em defesa dos direitos humanos.

Nos debates literários destaca-se também o quadrinista Joe Sacco, autor de "Palestina - Notas sobre Gaza", que comanda no sábado a mesa "A História em HQ", mesmo dia em que o ensaísta americano James Ellroy fala sobre o clima de corrupção e violência racial que mostra em algumas de suas obras, bases para longas-metragens como "Dália Negra".

Já o ex-líder do Talking Heads David Byrne fala sobre transporte alternativo, tema de seu "Diários de Bicicleta", no domingo, último dia de Flip. Byrne participa também de debate em São Paulo após o evento.

O desfalque deste ano é do italiano Antonio Tabucchi, que cancelou pela segunda edição consecutiva sua participação no evento. O motivo, de acordo com o autor, é a decisão tomada pela justiça brasileira sobre o caso de Cesare Battisti, ex-ativista da esquerda italiana que foi autorizado pelo governo brasileiro a permanecer no país por tempo indeterminado.

Os bilhetes para o evento literário custam R$ 40 (show de abertura e debates no auditório) e R$ 10 (debates na Tenda do Telão). Os ingressos podem ser adquiridos apenas na bilheteria da Flip em Paraty a partir das 10h desta quarta. Até o início da manhã, apenas as mesas 1, 10 e 15 (Tenda dos Autores) ainda tinham ingressos.

Veja abaixo a programação principal do evento.

PROGRAMAÇÃO DA 9ª FLIP

HorárioQuinta-feira (7)Sexta-feira (8)Sábado (9)Domingo (10)
10hMesa Zé Kleber, com Michèle Petit e Dominique Gauzin-MüllerMesa 5: "Viagens Literárias", com Andres Neuman e Michael SledgeMesa 10: "No Calor da Hora", com Enrique Krauze e John FreemanMesa 15: "Pensamento Canibal", com Eduardo Sterzi e João Cezar de Castro Rocha
12hMesa 1: "Lírica Crítica", com Carol Ann Duffy e Paulo Henriques BritoMesa 6: "Pontos de Fuga", com Pola Oloixarac e valter hugo mãeMesa 11: "A História em HQ", com Joe SaccoMesa 16: "Tour dos Trópicos", com David Byrne (às 11h45)
15hMesa 2: "Marco Zero Modernista", com Gonzalo Aguilar e Marcia CamargosMesa 7: "Laços de Família", com Péter Esterházy e Emmanuel CarrèreMesa 12: "Ficção entre Escombros", com Marcelo Ferroni, Edney Silvestre e Teixeira CoelhoMesa 17: "Em Nome do Pai", com Laura Restrepo e Héctor Abad Faciolince (às 14h30)
17h15Mesa 3: "Ficções da Diáspora", com Caryl Philips e Kamila ShamsieMesa 8: "Ficções da Crônica", com Ignacio Loyola Brandão e Contardo CalligarisMesa 13: "Alegorias da Ilha Brasil", com João Ubaldo RibeiroMesa 18: "Livro de Cabeceira", com convidados da Flip lendo trechos de seus livros prediletos (às 16h)
19h30Mesa 4: "O Humano Além do Humano", com Miguel Nicolelis e Luiz Felipe PondéMesa 9: "A Ética da Representação", com Claude LanzmannMesa 14: "Lugares Escuros", com James Ellroy 

Mudanças no local

Para aproveitar melhor a cidade de Paraty, a Tenda dos Autores da Flip vai ser do outro lado do rio da cidade e a Tenda do Telão fica em seu lugar. Onde anteriormente ficavam os estacionamentos, será armada as tendas da Flipzinha e Flipzona, que terão horários diferenciados para que os participantes consigam aproveitar toda a programação.

Flipinha e Flipzona

A Flipzona apresenta neste ano curtas-metragens e trabalhos feitos pelos alunos da comunidade, além de palestras como "O Jornalismo e os Quadrinhos", com Joe Sacco, "História em Quadrinhos", com Caco Galhardo, André Diniz e Rodrigo Rosa. Performance de ilustradores e palestras sobre ideias e conteúdo para web também estão na programação.

Na Flipinha, as crianças poderão ver apresentação musical do grupo Tô Brincando, contadores de histórias e poesias infantis, além de uma mesa sobre autores do público infantil comentando a obra de Oswald de Andrade.

Mais Oswald de Andrade

A escolha de Oswald de Andrade para homenageado desta edição é uma comemoração antecipada ao aniversário da Semana de 22, que em 2012 celebra 90 anos.Os painéis e discussões terão como base o "Manifesto Antropófago" e outras de suas obras. A exposição, produzida em parceria com Marilia de Andrade, faz um percurso cronológico na vida do autor e reúne fotos, rascunhos, trechos de obras e produções de Oswald, que morreu aos 64 anos, em 1954.

*Com EFE