Topo

Italiano Antonio Tabucchi cancela vinda à Flip por conta da libertação de Battisti

O escritor Antonio Tabucchi - Getty Images
O escritor Antonio Tabucchi Imagem: Getty Images

Da Redação

28/06/2011 16h27Atualizada em 28/06/2011 17h11

Na tarde desta terça-feira, a organização da Flip anunciou que o escritor italiano Antonio Tabucchi cancelou sua participação no evento por causa da decisão tomada pela justiça brasileira sobre o caso de Cesare Battisti. 

Battisti, ex-ativista da extrema esquerda italiana e condenado por quatro assassinatos nos anos 70, recebeu o status de refugiado e foi autorizado pelo governo brasileiro a permanecer no país por tempo indeterminado

Quem substitui o autor italiano na mesa “Ficções da Crônica” é o psicanalista Contardo Calligaris, ao lado de Ignácio de Loyola Brandão. Os ingressos já adquiridos para a mesa continuam válidos, mas quem quiser o valor do ingresso de volta pode pegar o dinheiro na bilheteria da Flip, em Paraty. 

É a segunda vez que Tabucchi desiste de comparecer ao evento literário. No ano passado, por conta de problemas de saúde, ele foi substituído por Ferreira Gullar.

A Flip ocorre de 6 a 10 de julho próximos na cidade fluminense de Paraty. Os bilhetes para o evento literário custam R$ 40 (show de abertura e debates no auditório) e R$ 10 (debates na Tenda do Telão). A compra pode ser feita no site da Tickets for Fun, pelo telefone 4003-0848 e nos pontos de venda da empresa (veja no site da Flip a relação). Os ingressos podem ser adquiridos até 5 de julho desta forma. A partir de 6 de julho, as vendas são apenas na bilheteria da Flip em Paraty.

Veja abaixo a programação da principal tenda de debates do evento.

PROGRAMAÇÃO 9ª FLIP - TENDA DOS AUTORES

HorárioQuinta-feira (7)Sexta-feira (8)Sábado (9)Domingo (10)
10hMesa Zé Kleber, com Michèle Petit e Dominique Gauzin-MüllerMesa 5: Viagens Literárias, com Andres Neuman e Michael StedgeMesa 10: No Calor da Hora, com Enruique Krauze e John FreemanMesa 15: Pensamento Canibal, com Eduardo Sterzi e João Cezar de Castro Rocha
12hMesa 1: Lírica Crítica, com Carol Ann Duffy e Paulo Henriques BritoMesa 6: Pontos de Fuga, com Pola Oloixarac e valter hugo mãeMesa 11: A História em HQ, com Joe SacooMesa 16: Tour dos Trópicos, com David Byrne (às 11h45)
15hMesa 2: Marco Zero Modernista, com Gonzalo Aguilar e Marcia CamargosMesa 7: Laços de Família, com Péter Esterházy e Emmanuel CarrèreMesa 12: Ficção entre Escombros, com Marcelo Ferroni, Edney Silvestre e Teixeira CoelhoMesa 17: Em Nome do Pai, com Laura Rastrepo e Héctor Abad Faciolince (às 14h30)
17h15Mesa 3:Ç Ficções da Diáspora, com Caryl Philips e Kamila ShamsieMesa 8: Noturno Italiano, com Ignacio Loyola Brandão e Contardo CalligarisMesa 13: Alegorias da Ilha Brasil, com João Ubaldo RibeiroMesa 18: Livro de Cabeceira, com convidados da Flip lendo trechos de seus livros prediletos (às 16h)
19h30Mesa 4: O Humano Além do Humano, com Miguel Nicolelis e Luiz Felipe PondéMesa 9: A Ética da Representação, com Claude LanzmannMesa 14: Lugares Escuros, com James Ellroy