Topo

Robôs ganham organicidade "inventada" em exposição de fotos em São Paulo

ANTONIO FARINACI<br>Colaboração para o UOL

10/06/2011 17h12

Até o dia 6 de julho, o artista plástico e fotógrafo Roberto Stelzer apresenta uma série de fotos impressas sobre acrílico na galeria paulistana Hoc Die. “Stay Robot!” traz imagens que fazem parte da pesquisa de Stelzer com a construção de robôs de brinquedo, do mesmo material, e registram peças em projeto ou materiais descartados durante o processo de produção, em composições que se utilizam de robreposições e outras interferências fotográficas. Algumas obras que completam a série — que deve virar um livro — estão também em exposição no Salão do Acrílico (até sábado, em São Paulo), e na galeria Early Bird Hype, em Berlim.

O tema das fotos, os robôs criados por Stelzer para a empresa Troyart (também à venda na Hoc Die), são peças montadas a partir de lâminas de acrílico, engenhosamente cortadas de modo a formar encaixes que possibilitam a montagem dos brinquedos.

Apesar de todo o “calculismo” que determina sua estrutura, os robôs de Stelzer estão cheios de humanidade, seja pela antropomorfia das peças, seja pelos traços de nostalgia retrô de que seu design está impregnado.

Na exposição, Stelzer inventa uma fluidez e organicidade para esses objetos, em imagens que exploram suas texturas ampliadas, que parecem hesitar entre o sólido e o líquido, com transparências de caramelo. Algumas imagens remetem mesmo ao que bem poderiam ser mapas de anatomia ou lâminas de dissecção de organismos de uma biologia (ou engenharia) inventada.

Interferências do acaso também têm seu papel — resquícios de derretimentos provocados pelo laser no processo de produção das peças retratadas lembram bolhas de gás aprisionadas entre membranas e incorporam mais um estado físico aos objetos.

Stelzer, que trabalhou como fotógrafo de moda e publicidade, cria desde o final dos anos 90 brinquedos e objetos que expôs paralelamente à sua carreira em fotografia e artes plásticas. As imagens de “Stay Robot!” traduzem em seu jogo de cores e texturas o elaborado esquema de encaixes dos robôs que retratam — e instigam com histórias de um mundo tecnológico fictício que pedem para ser contadas.


EXPOSIÇÃO “STAY ROBOT! - FOTOGRAFIAS DE ROBERTO STELZER
 
Quando: até 6 de julho. De terça a domingo, das 10h às 19h
Onde: Hoc Die (rua Peixoto Gomide, 1887, São Paulo. Tel: 0/xx/11 3088-6141)
 
Quando: até 11 de junho, sábado, das 13h às 19h
Onde: 3º Salão do Acrílico (Espaço de Eventos São Luís - rua Luis Coelho, 323, São Paulo)