Topo

Tom Cavalcante canta em novo espetáculo com velhas imitações em São Paulo

O humorista Tom Cavalcante, que estreia o espetáculo musical "No Tom do Tom" em SP - Divulgação
O humorista Tom Cavalcante, que estreia o espetáculo musical "No Tom do Tom" em SP Imagem: Divulgação

ESTEFANI MEDEIROS<br>Da Redação

02/06/2011 15h56

Popular pelas imitações de artistas brasileiros como Roberto Carlos e Fagner, o humorista Tom Cavalcante volta aos palcos, após quatro anos afastado de shows, com o espetáculo musical "No Tom do Tom", que estreia nesta quinta-feira (2) em São Paulo.

"Como não sou cantor e sim um imitador, todos os timbres têm suas nuances e, no show, a imitação se torna no todo uma tarefa bem complicada. Procuro não me empolgar muito e deixar passar detalhes da imitação", diz Tom Cavalcante, em entrevista por e-mail ao UOL

Além dos cantores citados, o humorista promete imitações de outras personalidades, como Maria Gadú, Elvis Presley e Andrea Bocelli. Personagens criados por Tom, como o bebum João Canabrava e a doméstica Jarilene, também fazem parte do roteiro.

Se começarmos com essa jurisprudência em que tudo pode virar processo, nós, humoristas, precisamos urgentemente lançar uma campanha contra essa ‘homofobia'

Tom Cavalcante

O espetáculo tem direção musical de Eduardo Lages, que já trabalhou com Roberto Carlos e, no show, conduz a banda que acompanha Tom nas imitações.

Ao comentar a tendência de shows de humor cada vez mais voltados para o segmento stand-up comedy, diferente do estilo que o consagrou, Tom diz que é um ativista pela prática do humor. "As várias correntes têm o mesmo fim: fazer rir e refletir sobre os textos e piadas", diz ele, que conta que assistiu a um show de stand up do humorista Marco Luque e achou "o maior barato".

A respeito da discussão sobre até que ponto o humorista pode levar sua piada -- assunto atual com o processo de Marcos Mion por suposta homofobia -- , Tom  acredita que exista um exagero no julgamento. "Acho que temos a liberdade de nos expressar. Vale atenção à forma como fazê-lo", diz. "Vivemos num mundo estressado, onde existe gente de plantão para potencializar e dar cores fortes a assuntos que falam da natureza do humor como reflexão. Se começarmos com essa jurisprudência em que tudo pode virar processo, nós, humoristas, precisamos urgentemente lançar uma campanha contra essa ‘homofobia’”. 

Tom Cavalcante já escreveu para a televisão, animou comícios, fez apresentações em boates, piadas em rádios e levou suas imitações para barracas de praia em Fortaleza antes de estrear seu primeiro grande personagem para a TV, João Canabrava, em outubro de 1992. Atualmente escreve e atua no programa "Show do Tom" (Record). 


"NO TOM DO TOM"
Onde:
Citibank Hall (av. Jamaris, 213, Moema, São Paulo). 
Quando: 2, 8, 15, 22 e 29 de junho
Ingressos: De R$ 50 a R$150 (meia entrada para estudantes e idosos)