Topo

Merval Pereira é escolhido como sucessor de Moacyr Scliar na ABL

O jornalista Merval Pereira durante seminário no Clube Militar do Rio, em 23 de setembro 2010 - Rafael Andrade/Folhapres
O jornalista Merval Pereira durante seminário no Clube Militar do Rio, em 23 de setembro 2010 Imagem: Rafael Andrade/Folhapres

do UOL, no Rio

02/06/2011 16h41

A Academia Brasileira de Letras (ABL) escolheu, nesta quinta (2), o escritor e jornalista Merval Pereira, 61 anos, para ocupar a cadeira de número 31, vaga desde 27 de fevereiro de 2010, em virtude do falecimento do escritor gaúcho Moacyr Scliar.

Merval disputava a vaga com o jornalista Antônio Torres, de 70 anos, e recebeu 25 dos 39 votos possíveis.

A cadeira nº 31 foi fundada por Guimarães Junior, que escolheu como patrono Pedro Luís, e foi sucessivamente ocupada por João  Ribeiro, Paulo Setúbal, Cassiano Ricardo, José Cândido de Carvalho, Geraldo França de Lima e Moacyr Scliar.

O carioca Merval Pereira, 61 anos, é comentarista da Globonews e da CBN e colunista do jornal "O Globo", onde entrou em 1968 como repórter estagiário, tendo sido, entre outras funções, editor nacional, editor-chefe, diretor da sucursal de Brasília, diretor de redação e diretor executivo do Infoglobo. Foi diretor de Jornalismo de Mídia impressa e rádio das Organizações Globo.