Topo

Festival de cultura britânica tem filmes do Monty Python e show do Gang of Four em SP

Da Redação

27/05/2011 07h00

Em sua 15ª edição, o Cultura Inglesa Festival começa nesta sexta-feira (27) em São Paulo com atrações de cinema, música, dança, teatro e exposições. Destacam-se na programação deste ano uma mostra retrospectiva de filmes do grupo de humor Monty Python e show ao ar livre e gratuito do Gang of Four, banda de pós-punk britânica formada no fim da década de 1970.

A programação musical conta ainda com o ex-vocalista do The Rascals Miles Keane e DJ sets de Glen Matlock, baixista e integrante da formação original do Sex Pistols, e do produtor Alan McGee, descobridor de bandas como Jesus and Mary Chain, Oasis e Libertines. McGee participa também de debate sobre a cena musical britânica, tudo entre esta sexta e sábado.

Na arte, destacam-se uma exposição com ilustrações da história da ficção científica britânica, na estação Paraíso do Metrô, e a mostra "Um e Outro Silêncio", de Maurício Ianês, que consiste em uma instalação com frases de peça de Samuel Beckett, refletindo sobre a comunicação e os ruídos nas relações humanas.

A ficção científica aparece novamente em filmes que ganham exibição também na estação Paraíso, como "Frankenstein" (1931) e "2001 - Uma Odisséia no Espaço" (1968). Além disso, o autor Robert Shearman, roteirista da série "Dr. Who", participa de bate-papo e sessão de autógrafos na tarde deste sábado na Livraria Cultura.

A programação teatral, como em anos anteriores, tem peças adultas e infantis de autores britânicos. "O Contrato" é texto do premiado dramaturgo Mike Barlett sobre os limites das relações e a fronteira entre o público e o privado. Já a infantil "O Mistério no Expresso do Oriente" é inspirada em livro de Agatha Christie, "O Assassinato no Expresso do Oriente".

Com exceção das apresentações de DJs em clubes noturnos, a programação do festival é gratuita.


15ª CULTURA INGLESA FESTIVAL
Quando:
de 27/5 a 12/6
Onde: diversos locais em São Paulo. Checar lista de endereços no site do festival
Quanto: gratuito (exceto apresentações de DJs em clubes noturnos)