Topo

Ex-líder do Talking Heads é destaque na programação da 9ª Flip

David Byrne é autor de "Diários de Bicicleta", livro que fala sobre opções de transporte sustentáveis - EFE/MICHAEL REYNOLDS
David Byrne é autor de "Diários de Bicicleta", livro que fala sobre opções de transporte sustentáveis Imagem: EFE/MICHAEL REYNOLDS

Da Redação

19/05/2011 12h21

O ex-líder da banda Talking Heads, o músico e escritor David Byrne, foi confirmado na programação da 9ª Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip. Byrne irá falar sobre urbanismo e medidas de transporte alternativas e sustentáveis baseadas nos estudos feitos em seu livro "Diários de Bicicleta", publicado em 2009. A mesa comandada por Byrne, a "Tour dos Trópicos", acontece no domingo (10/7), anunciou na manhã desta quinta-feira (19) a organização do evento. 

Outro destaque pop entre os convidados da Flip é o jornalista e quadrinista Joe Sacco, famoso por transportar histórias e grandes reportagens para quadrinhos. Sacco comanda a mesa "A História em HQ", que acontece no sábado (9/7).

A 9ª edição da Flip ocorre entre 6 e 10 de julho na cidade fluminense.

O evento é aberto na quarta-feira, dia 6, às 19h, com a conferência “Oswald de Andrade: Devoração e Mobilidade”, apresentada pelo crítico literário Antonio Candido, que fala sobre a trajetória e convivência com Oswald de Andrade, homenageado da Flip 2011.

Em seguida, o show "Zé e Celso + Elza" -- trocadilho com os nomes do compositor e ensaísta José Miguel Wisnik e do cantor Celso Sim -- reúne os músicos citados e a cantora Elza Soares, que fazem uma homenagem ao diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa. Zé Celso foi o primeiro a fazer uma adaptação para o teatro da obra "O Rei Da Vela", de Oswald de Andrade, em 1967.

  • Divulhação

    A autora argentina Pola Oloixarac, que participa desta Flip

Autores confirmados

Em 2011, a Flip traz mais autores que escrevem em outras línguas além da inglesa, sempre maioria na programação. "Dividir literatura por nacionalidade é muito pobre. Por isso é importante mostrar que nessa edição teremos autores com uma maior variedade linguística", diz Manuel da Costa Pinto, curador da Flip pela primeira vez e também colunista do jornal Folha de S. Paulo.  

Participam desta Flip os argentinos Andres Neuman, Gonzalo Aguilar e Pola Oloixarac; o italiano Antonio Tabucchi; os escoceses Carol Ann Duffy e David Byrne; o britânico Caryl Phillips; os franceses Claude Lanzmann e Emmanuel Carrère; o mexicano Enrique Krauze; os colombianos Héctor Abad Faciolince e Laura Restrepo; os norte-americanos James Ellroy, Joe Sacco, John Freeman e Michael Sledge; a paquistanesa Kamila Shamsie; o húngaro Péter Esterházy; e o angolano valter hugo mãe.

Além dos estrangeiros, a 9ª Flip conta com a participação dos brasileiros João Ubaldo Ribeiro, Marcelo Ferroni, Edney Silvestre, Paulo Henrique Brito, João Cezar de Castro Rocha, Teixeira Coelho, Márcia Carmargo, Eduardo Sterzi, Miguel Nicolelis e Luiz Felipe Pondé. A filha de Oswald de Andrade, Marília de Andrade, que também participa da curadoria do evento, contará histórias sobre o pai e sua trajetória. 

Veja a programação completa da Tenda dos Autores abaixo:

PROGRAMAÇÃO 9ª FLIP - JULHO DE 2011

HorárioQuinta-feira (7)Sexta-feira (8)Sábado (9)Domingo (10)
10hMesa Zé Kleber, com Michèle Petit e Dominique Gauzin-MüllerMesa 5: Viagens Literárias, com Andres Neuman e Michael StedgeMesa 10: No Calor da Hora, com Enruique Krauze e John FreemanMesa 15: Pensamento Canibal, com Eduardo Sterzi e João Cezar de Castro Rocha
12hMesa 1: Lírica Crítica, com Carol Ann Duffy e Paulo Henriques BritoMesa 6: Pontos de Fuga, com Pola Oloixarac e valter hugo mãeMesa 11: A história em HQ, com Joe SacooMesa 16: Tour dos Trópicos, com David Byrne (às 11h45)
15hMesa 2: Marco Zero Modernista, com Gonzalo Aguilar e Marcia CamargoMesa 7: Laços de Família, com Péter Esterházy e Emmanuel CarrèreMesa 12: Ficção entre Escombros, com Marcelo Ferroni, Edney Silvestre e Teixeira CoelhoMesa 17: Em Nome do Pai, com Laura Rastrepo e Héctor Abad Faciolince (às 14h30)
17h15Mesa 3:Ç Ficções da Diáspora, com Caryl Philips e Kamila ShamsieMesa 8: Noturno Italiano, com Antonio Tabbuchi e Ignacio Loyola BrandãoMesa 13: Alegorias da Ilha Brasil, com João Ubaldo RibeiroMesa 18: Livro de Cabeceira, com convidados da Flip lendo trechos de seus livros prediletos (às 16h)
19h30Mesa 4: O Humano Além do Humano, com Miguel Nicolelis e Luiz Felipe PondéMesa 9: A Ética da Representação, com Claude LanzmannMesa 14: Lugares Escuros, com James Ellroy 

Mudanças no local

Para aproveitar melhor a cidade de Paraty, a Tenda dos Autores da Flip vai ser do outro lado do rio da cidade e a Tenda do Telão fica em seu lugar. Onde anteriormente ficavam os estacionamentos, será armada as tendas da Flipzinha e Flipzona, que terão horários diferenciados para que os participantes consigam aproveitar toda a programação. 

Flipinha e Flipzona

Não existe literatura para criança ou para adulto, existe boa literatura

Gabriela Gibrail, curadora Flipinha e Flipzona

"A programação da Flipinha e da Flipzona é apenas a continuidade de um trabalho que realizamos o ano todo com os jovens de Paraty", explica Gabriela Gibrail, responsável pela organização das tendas infanto-juvenil. "Não existe literatura para criança ou para adulto, existe boa literatura. O que buscamos é trabalhar com autores que tenham mais relação com esse público". 

Nesse ano, a Flipzona apresenta curtas e trabalhos feitos pelos alunos da comunidade e palestras sobre "O Jornalismo e os Quadrinhos", com Joe Sacco, "História em Quadrinhos", com Caco Galhardo, André Diniz e Rodrigo Rosa, além de performance de ilustradores e palestras sobre ideias e conteúdo para web. 

Na Flipinha, as crianças poderão ver apresentação musical do grupo Tô Brincando, contadores de histórias e poesias infantis, além de uma mesa sobre autores do público infantil comentando a obra de Oswald de Andrade. 

Mais Oswald de Andrade

A escolha de Oswald de Andrade para homenageado desta edição é uma comemoração antecipada ao aniversário da Semana de 22, que em 2012 comemora 90 anos.Os painéis e discussões terão como base o Manifesto Antropófago e outras de suas obras. A exposição, produzida em parceria com Marilia de Andrade, faz um percurso cronológico na vida do autor e reúne fotos, rascunhos, trechos de obras e produções de Oswald, que morreu aos 64 anos, em 1954. 

Ingressos

Os ingressos para a 9ª Flip começam a ser vendidos no dia 6 de junho e custam R$40 para o auditório e R$10 para a tenda do telão. Os ingressos estarão disponíveis para compra no site da Tickets for Fun e só serão permitidas dois convites por CPF. Todas as palestras serão transmitidas via streaming no site da Flip

Em 2010, a Festa Literária Internacional de Paraty reuniu 45 mil pessoas durante a semana do evento. Em 2011, a festa se torna mais plural e além da literatura discute arquitetura e urbanismo e artes plásticas. "A ideia é que a Flip faça uma conexão onde você não saiba onde começa uma linguagem e termina a outra", diz Mauro Munhoz, organizador do evento.