Topo

Museu budista de Cingapura celebra as diversas faces de Buda

EDUARDO VESSONI<br>Colaboração para o UOL<br>Em Cingapura

14/05/2011 07h00

Se a imagem serena de Buda fascina e conforta fieis em todas as partes do mundo, imagine centenas delas reunidas em um mesmo espaço. Localizado na bela Cingapura, no sudeste asiático, o Museu de Cultura Budista abriga, aproximadamente, 300 peças relacionadas a essa figura espiritual que surgiu pela primeira vez na Índia, entre os séculos 6 e 4 a.C.

O acervo, que conta com trabalhos doados por países como Paquistão, China, Coreia, Myanmar, Tailândia e Camboja, impressiona pela variedade de estátuas feitas com materiais como barro, latão, madeira, bronze e cobre. A coleção é um testemunho não só da variedade de estilos artísticos de cada região, mas a percepção que as pessoas tinham de Buda ao longo do tempo.

As obras recontam a trajetória do primeiro Buda, conhecido como Siddartha, desde seu nascimento no sul do Nepal até a sua morte, aos 80 anos.

Já no terceiro andar do Buddha Tooth Relic Temple, um impressionante templo budista de 5 andares construído em plena Chinatown de Cingapura sob influências da dinastia Tang, formada por soberanos chineses, entre os anos 618 e 907.


MUSEU DE CULTURA BUDISTA (BUDDHIST CULTURE MUSEUM)
Onde:
288, South Bridge Road, 3º andar, Cingapura (próximo a estação Chinatown do MRT). Diariamente das 9h às 19h. O museu oferece um tour guiado em inglês de 1h30 às terças e quintas, às 14h
Quanto: gratuito
Mais informações: www.btrts.org.sg