Autor português Manuel António Pina vence Prêmio Camões de literatura
O poeta, cronista, dramaturgo e romancista Manuel António Pina venceu a 23ª edição do prêmio Camões, considerado o principal prêmio literário lusófono, anunciou na manhã desta quinta-feira (12) o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, no Rio de Janeiro.
No valor de 100 mil euros (cerca de R$ 223 mil), o prêmio é concedido anualmente, desde 1988, pela Fundação Biblioteca Nacional -- instituição vinculada ao Ministério da Cultura -- e pelo Instituto Camões, de Portugal, com o objetivo de estreitar os laços culturais entre países lusófonos.
Em 2010, o brasileiro Ferreira Gullar foi o vencedor do prêmio, que já foi concedido também aos escritores brasileiros João Ubaldo Ribeiro, Lygia Fagundes Telles, Rubem Fonseca, entre outros.
O vencedor de 2011 Manuel António Pina já publicou dezenas de livros de poesia e de literatura infantil. O escritor tem cerca de 40 obras traduzidas para diversos idiomas. Escreveu também obras para o teatro e, jornalista, é ainda autor de livros de crônicas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.