Entretenimento

Autor português Manuel António Pina vence Prêmio Camões de literatura

Da Redação

12/05/2011 13h59Atualizada em 12/05/2011 14h05

O poeta, cronista, dramaturgo e romancista Manuel António Pina venceu a 23ª edição do prêmio Camões, considerado o principal prêmio literário lusófono, anunciou na manhã desta quinta-feira (12) o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, no Rio de Janeiro.

No valor de 100 mil euros (cerca de R$ 223 mil), o prêmio é concedido anualmente, desde 1988, pela Fundação Biblioteca Nacional -- instituição vinculada ao Ministério da Cultura -- e pelo Instituto Camões, de Portugal, com o objetivo de estreitar os laços culturais entre países lusófonos.

Em 2010, o brasileiro Ferreira Gullar foi o vencedor do prêmio, que já foi concedido também aos escritores brasileiros João Ubaldo Ribeiro, Lygia Fagundes Telles, Rubem Fonseca, entre outros.

O vencedor de 2011 Manuel António Pina já publicou dezenas de livros de poesia e de literatura infantil. O escritor tem cerca de 40 obras traduzidas para diversos idiomas. Escreveu também obras para o teatro e, jornalista, é ainda autor de livros de crônicas.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo